Tópicos em Teoria
Material utilizado nos Seminários de Tópicos em Teoria, turma de 2004.2
- Ementa da disciplina
- Capítulos I, II e III de Torrano (ensaio introdutório à Teogonia de Hesíodo)
- Tradução das duas primeiras seções do artigo "Theory, theorists" de Palisca e Bent para o Grove's
- Vinculo para o artigo original de Patrick McCreless, "Contemporary Music Theory and the New Musicology: An Introduction"
- Tradução do artido de McCreless
- Tradução da seção de história da análise do verbete "Analysis" de Ian D. Bent para o Grove's
- Vinculo para o artigo original de Joseph Dubiel, "Analysis, Description, and What Really Happens"; Resposta de Allen Forte (há também réplica e tréplica)
- Tradução do artigo de Dubiel
- Artigo de Nicholas Cook: "Between Process and Product: Music and/as Performance"
Contribuições dos alunos
- Marcelo Trevisan
- Tradução das definições de música da Wikipédia
- Tradução do artigo "música" do Grove's
Relatório do Seminário
Tarefas do primeiro módulo
- Primeira tarefa
- Verificar definições de música, particularmente as apresentadas no verbete "Música" da [Wikipédia]. Outras sugestões de vínculos livres: Enciclopédia Encarta ou Encyclozine.
- Comentar concisa e criticamente a seguinte questão: porque as definições de música não conseguem abranger todos os seus aspectos?
- uma possível resposta está no primeiro capítulo do ensaio do Torrano (pg. 13-14) [ver vínculo acima]
- Segunda Tarefa
- Torrano, nas pgs. 16-17, refere-se à relação entre o poeta-cantor (Aedo), a Memória (Mnemosyne) e as palavras cantadas (Musas) [veja alguns termos de origem grega associados à música.]
- Comente as relações psicológicas envolvidas nestas relações
- Como poderíamos ver estas relações em termos de compositor/intérprete
- Terceira Tarefa
- Quarta Tarefa
- Comente as classificações de Quintiliano e as de Palisca propostas no artigo do Grove "Theory, theorists" [ver vínculo acima]
- Que alterações seriam necessárias para atualizar aquelas classificações?
- Quinta Tarefa
- Leia o artigo de McCreless [ver vínculo acima] e comente o seguinte:
- Por que ainda não temos no Brasil o profissional de teoria (o teórico), ou temos?
- A nossa musicologia é a "nova" musicologia ou é ainda a "antiga" musicologia?
- No resumo de seu artigo, McCreless refere-se à "perspectiva recente que a nova musicologia oferece" aos teóricos. Que perspectiva seria essa?
- No final de seu artigo para o Grove´s, Palisca comenta um desafio para a teoria, reações à teoria, e tendências multidimensionais para a análise. Comente.
Tarefas do segundo módulo
- Primeira Tarefa
- Segunda Tarefa
- Após ler os artigos "Theory, theorists" e "Analysis" do Grove´s vemos que a história da teoria confunde-se com a história da análise. Comente.
- Estude os quadros comparativos sobre os diferentes métodos analíticos e comente.
- Terceira Tarefa
- O gráfico resultante das instruções de "como construir melodias" de Logier assemelha-se muito ao de uma redução schenkeriana. Comente.
- Quarta Tarefa
- Escolha um método analítico e escreva um pequeno ensaio sobre suas características metodológicas
Tarefas do terceiro módulo
- Tarefa Única
- Utilizando o método escolhido na tarefa anterior, escolha uma peça de seu interesse e aplique os conhecimentos obtidos analisando-a