Música

A definição da palavra "música" é ardentemente contestada, não só porque a palavra tem fortes conotações e usos além do próprio assunto.

Música como som: Uma definição comum de música é rotulá-la como "som organizado" ou mais elaboradamente, "a organização artística do som e do silêncio". Esta definição é amplamente aceita desde o final do século XIX em diante, que começou a analisar cientificamente as relações entre som e percepção.

Música como experiência subjetiva: Outra definição comumente sustentada mantém que música deve ser "agradável" ou "melódica". Esta visão é usada para argumentar que alguns tipos de sons organizados "não são música", enquanto outros são. Como a amplitude do que é aceito como música varia de cultura para cultura e com o decorrer do tempo, versões mais elaboradas desta definição admitem algum tipo de evolução cultural ou social de música. Esta definição era a predominante no século XVIII, onde, por exemplo, Mozart declarou que “música nunca deve esquecer-se de si, e nunca deve cessar de ser música”.

Música como uma categoria de percepção: Menos comumente aceita é a definição cognitiva de música, que argumenta que música não é meramente o som, ou a percepção do som, mas o significado pelo qual percepção, ação e memória são organizados. Esta definição é influente nas ciências cognitivas que procuram localizar as regiões do cérebro responsáveis pela separação ou lembrança de diferentes aspectos da experiência musical. Esta definição poderia incluir dança. Os Boulangers estabeleceram uma escola de pensamento centrada ao redor deste conceito que incluiu a idéia de eurrítmicas (ginástica rítmica) que é o gesto guiado pela música.

Música como uma construção social: Teorias pós-modernas argumentam que, como na arte, a música é definida primeiramente pelo contexto social. De acordo com esta visão, a música é o que pessoas chamam de música, seja ela um período de silêncio, sons casuais, ou performance. A conhecida obra 4´33´´ de John Cage esta baseada nesta concepção de música.

Por causa desta amplitude de definições, o estudo de música vem em uma variedade abrangente de formas. Há o estudo do som (vibração ou acústica), o estudo cognitivo da música, o estudo da teoria da música e prática da performance além da etnomusicologia e do estudo da recepção e história de música, geralmente chamado musicologia.

WIKIPEDIA. Music. [on line]. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Music. [capturado em 10/09/2004].

[Os artigos da Wikipédia são alterados constantemente. Não estranhe se ao visitar o link, o verbete estiver alterado.]