Classificações para os Métodos Analíticos
- Divisão amplamente aceita (divisão pragmática mas teoricamente desnecessária):
- Análise estitlística
- Análise de obra individual
- Erpf (MGG) [1949-51]
- Análise Construcional
- Análise Psicológica
- Análise de Expressão
- Meyer [1967] (semelhante à de Erpf) - Visões do significado musical:
- Formal: relações entre unidades estruturais que constituem um evento musical - simetria, equilíbrio, proporção - essencialmente estática
- Cinética-sintática: música como processo dinâmico - tensão e repouso, instabilidade e estabilidade, ambiguidade e clareza
- Referencial: descrevendo conceitos, ações e paixões da experiência extra-musical real
- Classificação de Valores Musicais em:
- Autônomos: música sendo entendida e apreciada seja lá como for
- Heterônomos: manifestação parcial de alguma força ou princípio cósmicos ou meio de comunicação entre os homens
- Dahlhaus [Riemann L12, 1967]
- Análise formal: explica a estrutura de uma obra em termos de funções e relações entre seções e elementos
- Interpretação energética: movimento de frases ou lapsos de tensão
- Análise Gestalt: trata as obras como todos
(estas três primeiras são análise propriamente ditas, distintas da quarta)
- Hermenêutica: interpretação da música em termos de estados emocionais ou significados externos
[As primeira, segunda e quarta correspondem aproximadamente às três categorias de Erpf e Meyer; a quarta é baseada na idéia de organismo]
[Dificuldade: estas categorias não são exclusivas, algumas análises podem pertencer a mais de uma categoria simultaneamente]
- Uma Tipologia da Análise Musical (Bent) deve incluir:
- Eixos principais:
- ponto de vista do analísta sobre a natureza e a função da música
- sua abordagem à substância de fato da música
- seu método de operar sobre a música
- meio de apresentação de suas descobertas
- Eixos secundários:
- o propósito para o qual a análise foi feita
- o contexto em que foi apresentada
- o tipo de receptor [recipient] para o qual foi projetada
- Detalhando:
- Sob as abordagens à substância da música haveriam categorias em que uma peça de música é:
- uma 'estrutura', uma rede íntima de relações, mais do que a soma de suas partes
- uma concatenação de unidades estruturais
- um campo de dados em que padrões podem ser vistos
- um processo linear
- uma cadeia de símbolos ou valores emocionais
[Estas categorias não são exclusivas; mais de uma podem coexistir]
- Sob métodos de operar
- técnicas de redução
- comparação e reconhecimento de identidade
- segmentação em unidades estruturais
- busca por regras de sintaxe
- contagem de características
- compreensão [reading-off] e interpretação de elementos expressivos, imagens, simbolismo
- Sob mídia de apresentação
- partitura anotada ou redução ou linha de continuidade
- partitura "explodida", trazendo elementos relacionados juntos
- lista ou 'léxico' de unidades musicais, provavelmente acompanhadas de algum tipo de 'sintaxe' descrevendo seus desdobramentos
- gráficos de redução, mostrando relações estruturais ocultas
- descrição verbal, usando terminologia formal estrita, metáforas poéticas imaginativas, programa sugerido ou interpretação simbólica
- reapresentação em fórmulas [formulaic] da estrutura em termos de símbolos-letras e -números
- exibição gráfica: formas de contorno, diagramas, gráficos, símbolos visuais para elementos musicais específicos
- tabelas ou gráficos estatísticos
- partitura sonora, em fita ou disco, ou execução ao vivo
[Tais mídias podem ser usadas juntas em uma análise, e elementos de duas ou mais podem ser combinados.]