Documentos para docentes
Ensino:
Modelo para Plano de Curso/Disciplina
Modelo de Caderneta em forma de Planilha
Modelo para Aproveitamento de Disciplina (individual)
Modelo para Aproveitamento de Disciplina (coletivo)
Guia para mudança de notas e faltas consolidadas
Declarações:
1. Disciplinas: obtida pelo SIGAA no menu Ensino > Declaração de disciplinas ministradas
2. Orientações: obtida pelo SIGAA no menu Ensino > Declaração de orientações e co-orientações realizadas
3. Bancas examinadoras: obtida pelo SIGAA no menu Ensino > Declaração de participação em bancas
4. Estágio: obtida pelo SIGAA no menu Ensino > Declaração de Supervisão/Coordenação de Estágio
5. Participação na Assembleia, Colegiado e/ou NDE: emitida pela Coordenação pelo e-mail musica@ufma.br
6. Participação em Comissões: emitida pela Coordenação pelo e-mail musica@ufma.br, informando o(s) nome(s) da(s) comissão/ões e tempo de atuação em cada uma delas
7. Coordenação de Projetos: emitida pela Coordenação pelo e-mail musica@ufma.br, informando nome do projeto e tempo/semestre(s) de atuação
Páginas úteis:
SIGAA — Gestão Acadêmica
SIGRH — Gestão de Pessoas
SEI — Processos
Assinatura sougov.br
Progressão:
Resolução 313/2023-CONSAD — Dispõe sobre progressão docente: Ler ou Baixar
Portaria 1234/2024-PROGEP — Dispõe sobre tipos de progressões Ler ou Baixar
Resolução 369/2025-CONSAD — Altera a Resolução 313/2023-CONSAD para atender à Lei n.º 15.141/2025: Baixar
1. Para progressões atuais (via SIGAA):
Guia para envio dos documentos pelo SIGAA
Planilha para cálculo da pontuação
2. Para progressões antigas (Processo SEI):
Requerimento Docente — Anexo V (colar texto no Requerimento do SEI)
Declaração de tempo de servico: obter em SIGRH > Serviços > Documentos > Declarações
Declaração de última progressão: obter em SIGRH > Serviços > Documentos > Declarações
Relatório de Avaliação de Desempenho Didático: obter em SIGAA > Ensino > Avaliação Docente
Relatório Individual de Trabalho Docente — Anexo VI
Documentos para a CAD:
Relatório de Avaliação de Desempenho Acadêmico (RAD) — Anexo VII
Planilha para análise da pontuação
Pedidos de Licença:
Resolução 262/2021-CONSAD — Dispõe sobre Licença Capacitação: Ler ou Baixar
Sobre afastamento por saúde de familiares
Sobre afastamento por saúde própria ou de dependentes
Informações sobre a instituição:
Síntese da estrutura organizacional da UFMA
Setores organizacionais e suas respectivas atribuições:
PROEC — Pró-Reitoria de Extensão e Cultura: trata de ações extensionistas e de cultura, estando vinculada a ela a Divisão de Assuntos Culturais (DAC)
PROEN — Pró-Reitoria de Ensino: gerencia o ensino em nível de graduação
PROAES — Pró-Reitoria de Assistência Estudantil: trata de bolsas-permanência, assistência psicopedagógica e residência estudantil
PROGEP — Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: voltada a recursos humanos, capacitação e saúde do servidor
AGEUFMA — Agência correspondente à antiga Pró-Reitoria de Pesquisa: administra projetos de pesquisa, programas de pós-graduação e internacionalização
PPGT — Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência: gerencia contratos, licitações e finanças da Fundação Universidade do Maranhão (UFMA)
SINFRA — Superintendência de Infraestrutura: antiga Prefeitura de Campus, trata da construção e manutenção de edificações
SCOM — Superintendência de Comunicação: gerencia a divulgação institucional, estando vinculada a ela a Rádio Universidade FM e a TV UFMA
AGETIC — Agência de Tecnologia da Informação (antiga STI): administra o SIGAA e demais sistemas, implementa pedidos de funcionalidades e faz a manutenção de equipamentos de informática
Direção de Centro: responsável pela organização e manutenção das salas de aula e demais espaços físicos
Departamento: responsável pela oferta de disciplinas e pelos professores/corpo docente
Coordenação de Curso: responsável pelas demandas dos estudantes e do projeto político-pedagógico de curso