Documentos para docentes

  • Ensino:
  • Modelo para Plano de Curso/Disciplina
    Modelo de Caderneta em forma de Planilha
    Modelo para Aproveitamento de Disciplina (individual)
    Modelo para Aproveitamento de Disciplina (coletivo)
    Guia para mudança de notas e faltas consolidadas

  • Declarações:
  • 1. Disciplinas: obtida pelo SIGAA no menu Ensino > Declaração de disciplinas ministradas
    2. Orientações: obtida pelo SIGAA no menu Ensino > Declaração de orientações e co-orientações realizadas
    3. Bancas examinadoras: obtida pelo SIGAA no menu Ensino > Declaração de participação em bancas
    4. Estágio: obtida pelo SIGAA no menu Ensino > Declaração de Supervisão/Coordenação de Estágio
    5. Participação na Assembleia, Colegiado e/ou NDE: emitida pela Coordenação pelo e-mail musica@ufma.br
    6. Participação em Comissões: emitida pela Coordenação pelo e-mail musica@ufma.br, informando o(s) nome(s) da(s) comissão/ões e tempo de atuação em cada uma delas
    7. Coordenação de Projetos: emitida pela Coordenação pelo e-mail musica@ufma.br, informando nome do projeto e tempo/semestre(s) de atuação

  • Páginas úteis:
  • SIGAA — Gestão Acadêmica
    SIGRH — Gestão de Pessoas
    SEI — Processos
    Assinatura sougov.br

  • Progressão:
  • Resolução 313/2023-CONSAD — Dispõe sobre progressão docente: Ler ou Baixar
    Portaria 1234/2024-PROGEP — Dispõe sobre tipos de progressões Ler ou Baixar
    Resolução 369/2025-CONSAD — Altera a Resolução 313/2023-CONSAD para atender à Lei n.º 15.141/2025: Baixar

    1. Para progressões atuais (via SIGAA):
    Guia para envio dos documentos pelo SIGAA
    Planilha para cálculo da pontuação

    2. Para progressões antigas (Processo SEI):
    Requerimento Docente — Anexo V (colar texto no Requerimento do SEI)
    Declaração de tempo de servico: obter em SIGRH > Serviços > Documentos > Declarações
    Declaração de última progressão: obter em SIGRH > Serviços > Documentos > Declarações
    Relatório de Avaliação de Desempenho Didático: obter em SIGAA > Ensino > Avaliação Docente
    Relatório Individual de Trabalho Docente — Anexo VI

    Documentos para a CAD:
    Relatório de Avaliação de Desempenho Acadêmico (RAD) — Anexo VII
    Planilha para análise da pontuação

  • Pedidos de Licença:
  • Resolução 262/2021-CONSAD — Dispõe sobre Licença Capacitação: Ler ou Baixar
    Sobre afastamento por saúde de familiares
    Sobre afastamento por saúde própria ou de dependentes

  • Informações sobre a instituição:
  • Síntese da estrutura organizacional da UFMA

    Setores organizacionais e suas respectivas atribuições:
    PROEC — Pró-Reitoria de Extensão e Cultura: trata de ações extensionistas e de cultura, estando vinculada a ela a Divisão de Assuntos Culturais (DAC)
    PROEN — Pró-Reitoria de Ensino: gerencia o ensino em nível de graduação
    PROAES — Pró-Reitoria de Assistência Estudantil: trata de bolsas-permanência, assistência psicopedagógica e residência estudantil
    PROGEP — Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: voltada a recursos humanos, capacitação e saúde do servidor
    AGEUFMA — Agência correspondente à antiga Pró-Reitoria de Pesquisa: administra projetos de pesquisa, programas de pós-graduação e internacionalização
    PPGT — Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência: gerencia contratos, licitações e finanças da Fundação Universidade do Maranhão (UFMA)
    SINFRA — Superintendência de Infraestrutura: antiga Prefeitura de Campus, trata da construção e manutenção de edificações
    SCOM — Superintendência de Comunicação: gerencia a divulgação institucional, estando vinculada a ela a Rádio Universidade FM e a TV UFMA
    AGETIC — Agência de Tecnologia da Informação (antiga STI): administra o SIGAA e demais sistemas, implementa pedidos de funcionalidades e faz a manutenção de equipamentos de informática
    Direção de Centro: responsável pela organização e manutenção das salas de aula e demais espaços físicos
    Departamento: responsável pela oferta de disciplinas e pelos professores/corpo docente
    Coordenação de Curso: responsável pelas demandas dos estudantes e do projeto político-pedagógico de curso