UNIDADE 8C.

Apontamentos de História da Música: do Romantismo ao Século XX.

Generalidades.

Esta Unidade contém os eventos mais importantes do Romantismo ao final do Século XX. Todo o texto aqui foi traduzido de: HANNING, Barbara Russano. Concise History of Western Music. 5a. ed. New York: Norton, 1998. Observaçoes feitas pelo trdutor estão marcadas entre colchetes.


16. O Romantismo e a música orquestral do Século XIX (pp. 373-390).

  • Prelúdio
    • O Romantismo
      • A música como uma arte romântica
      • Música e literatura
      • Música de programa
    • Música orquestral
      • Schubert (1797-1828)
        • A Sinfonia Inacabada
        • A Grande Sinfonia em Dó maior
      • Berlioz (1803-1869)
        • Sinfonia Fantástica
        • Idée fixe
        • Haroldo na Itália
        • Roméo et Juliette
        • A influência de Berlioz
      • Mendelssohn (1809-1847)
        • A Sinfonia Italiana
        • A Sinfonia Escocesa
        • As Aberturas
      • Liszt (1811-1886)
        • O poema sinfônico
        • Transformação temática
        • Les Préludes
        • A Sinfonia Fausto
        • A influência de Liszt
      • Brahms (1833-1897)
        • Primeira Sinfonia
        • Terceira Sinfonia
        • Quarta Sinfonia
      • Dvořák (1841-1904)
  • Poslúdio

17. A música solo, de câmara e vocal no Século XIX (pp. 391-411).

  • Prelúdio
    • A música solo para piano
      • Schubert
        • Sonatas
      • Mendelssohn
        • Lieder ohne Worte [Canções sem palavras]
      • Robert Schumann (1810-1856)
        • Peças características [ou de personagens]
        • Phantasienstücke [Peças de fantasia]
      • Chopin (1810-1849)
        • Mazurkas
        • Polonaises
        • Estilo de execução
        • Noturnos
        • Prelúdios
        • Ballades e Scherzi
        • [No original está scherzos, mas o plural em italiano de scherzo é scherzi, como será usado nesta tradução (N. do T.)]

        • Estudos
      • Liszt (1811-1886)
        • Estilo
        • Influência de Paganini
        • Transcrições
        • Elementos nacionais
        • Concertos
        • Sonata em Si menor
        • Obras tardias
    • Música de câmara
      • Schubert
        • Os três últimos quartetos
        • Quintato para Cordas em Dò maior
      • Brahms
        • Quinteto com Piano
        • Obras tardias
        • Sonatas
    • Música vocal: o Lied
      • Schubert
        • Estilo harmônico
        • Forma
        • Acompanhamento
        • Gretchen am Spinnrade [Gretchen na roda de fiar]
        • Der Erlkönig
        • Der Doppelgänger
        • Textos
        • Winterreise [Viagem de inverno]
      • Robert Schumann
        • Dichterliebe [Amor de poeta]
      • Clara Schumann (1819-1896)
  • Poslúdio

18. Ópera, Drama musical e Música de igreja no Século XIX (pp. 412-432).

  • Prelúdio
  • a Grande (e não tão grande) Ópera francesa
    • Meyerbeer
    • Outras grandes óperas
    • Opéra comique
    • Opéra bouffe
    • Ópera lírica
    • Fausto de Gounod
    • Carmen de Bizet
    • Berlioz
    • La Damnation de Faust
    • Les Troyens
  • A Ópera italiana
    • Rossini
    • O estilo de Rossini
    • Donizetti
    • Bellini
  • Giuseppe Verdi (1813-1901)
    • Primeiras óperas
    • Estrutura dramática
    • Il trovatore
    • Óperas do segundo período
    • Motivos reminiscentes
    • Obras tardias
    • Otello
    • Falstaff
  • Ópera romântica alemã
    • Der Freischütz
  • Richard Wagner (1813-1883) e o Drama musical
    • O holandês voador
    • Lohengrin
    • Ensaios e librettos
    • O anel dos Nibelungos
    • Gesamtkunstwerk [Obra de arte total (ou composta)]
    • O Leitmotif [motivo condutor]
    • Melodia sem fim
    • A influência de Wagner
  • Música de igreja
    • Berlioz
    • Liszt
    • O movimento ceciliano
    • Bruckner
    • Rossini
    • Versi
    • O oratório romântico
  • Poslúdio

19. A música européia da dpecada de 1870 até a Primeira Guerra Mundial (pp. 433-461).

  • Prelúdio
  • A tradição alemã
    • Hugo Wolf
      • Canções
    • Gustav Mahler
      • Carreira
      • Obras
      • Instrumentação das sinfonias
      • Conteúdo programático das sinfonias
      • Uso de vozes
      • Organização tonal das sinfonias
      • Canções com acompanhamento orquestral
      • A quarta sinfonia de Mahler
      • Das Lied von der Erde [A canção da Terra]
    • Richard Strauss
      • Tipos de programas sinfônicos
      • Poemas sinfônicos
      • Also sprach Zarathustra [Assim falou Zaratustra]
      • Till Eulenspiegel
      • Don Quixote
      • Óperas
      • Salome
      • Der Rosenkavalier [O cavaleiro da Rosa]
      • Elektra
  • Nacionalismo
    • Rússia
      • Glinka
      • Tchaikovsky
      • O grupo dos cinco
      • Na segunda metade do Século XIX cinco compositores proeminentes juntaram-se num grupo conhecido como "the mighty Handful", [literalmente, o punho poderoso], isto é, os cinco poderosos: Alexander Borodin (1833-1887), Modest Mussorgsky (1839-1881), Mily Balakirev (1837-1910), César Cui (1835-1918) e, Nikolay Rimsky-Korsakov (1844-1908).

      • Mussorgsky
      • Boris Godunov
      • Rimsky-Korsakov
      • Rachmaninov
      • Scryabin
    • O nacionalismo em outros países
      • Boêmia [antiga denominação de uma região pertencente à extinta República da Tchecoslováquia]
      • Noruega
      • Finlândia
      • Inglaterra
      • Espanha
  • Novas correntes na França
    • Tradição cosmopolita, Franck
    • Tradição francesa
    • Fauré
    • As canções de Fauré
    • Debussy
    • Nocturnes de Debussy
    • A orquestração de Debussy
    • A música para piano de Debussy
    • Pelléas et Mélisande
    • A influência de Debussy
    • Satie
    • Ravel
    • Le tombeau de Couperin [O túmulo de Couperin]
  • Ópera italiana
    • O Verismo
    • Puccini
  • Poslúdio

20. A principal corrente europeia no Século XX (pp. 462-491).

  • Prelúdio
  • Contextos étnicos
    • Bartók
    • As primeiras obras de Bartók
    • As obras tardias de Bartók
    • O estilo de Bartók
    • A harmonia de Bartók
    • A organização tonal de Bartók
    • Música para arcos, percussão e celesta de Bartók
    • Kodály
  • O órbita soviética
    • Prokofiev
    • Shostakovich
    • A Quinta Sinfonia de Shostakovich
    • A música pós-soviética
    • Schnittke
    • Gubaidulina
  • Inglaterra
    • Vaughan Williams
    • Britten
  • Alemanha
    • Hindemith
    • Mathis der Maler [Matias o pintor]
    • Weill
    • Die Dreigroschenoper [A ópera dos três vinténs]
    • Mahagonny de Weill
  • Neo-classicismo na França
    • Honegger
    • Milhaud
    • A politonalidade de Milhaud
    • Poulenc
  • Stravinsky
    • A carreira
    • Primeiras obras
    • A Sagração da Primavera
    • Petrushka de Stravinsky
    • 1913-23
    • O neo-classicismo de Stravinsky
    • The Rake's Progress
    • Sinfonia dos Salmos
  • Poslúdio

21. Atonalidade, Serialismo e desenvolvimentos recentes na Europa no Século XX (pp. 492-514).

  • Prelúdio
  • Schoenberg e seus seguidores
    • A carreira de Schoenberg
    • O primeiro período
    • O segundo período
    • Atonalidade
    • Pierrot lunaire
    • Sprechstimme [voz falada, ou Sprechgesang: canto falado]
    • O terceiro período
    • O método dodecafônico [ou de doze sons]
    • O quarto período
    • Moses und Aron
    • Variações para orquestra de Schoenberg
    • Alban Berg
    • Wozzeck
    • Anton Webern
    • A instrumentação de Webern
    • A brevidade em Webern
    • Os três períodos de Webern
    • A influência de Webern
  • Após Webern
    • O movimento de Darmstadt
    • Serialismo total [ou integral]
    • Boulez
    • Messiaen
    • Quatuor pour la fin du temps [Quarteto para o fim dos tempos]
    • O estilo de Messiaen
  • Desenvolvimentos recentes
    • Novos timbres
    • Musique concrète
    • Recursos eletrônicos
    • Diminuição do papel dos executantes
    • Nova tecnologia
    • Sintetizadores
    • InfluÇencia da música eletrônica
    • Efeitos espaciais
    • O continuum das notas
    • Penderecki
    • Ligeti
    • Interação entre compositor e executante
    • Indeterminação
    • Stockhausen
    • Lutoslawski
    • Nova notação
    • Novos conceitos de composição
  • Poslúdio

22. O Século XX americano (pp. 515-552).

  • Prelúdio
  • Música tradicional
    • A música nas colônias
    • W. Billings
    • A imigração e suas influências
    • Os morávios
    • L. Mason
    • Bandas de metais e sopros
    • Sousa
  • Estilos vernaculares
    • Ragtime
    • Blues
    • Jazz
    • Improvisação
    • Big bands
    • Arranjadores
    • Bebop
    • Jazz moderno
    • Música country
    • Rhythm-and-blues
    • Rock-and-roll
    • Comédia musical
  • As bases para uma Art Music americana
    • Ives
    • As obras de Ives
    • O estilo de Ives
    • A influência de Ives
    • Ruggles
    • Cowell
    • Os efeitos especiais para piano de Cowell
    • Os tone clusters [cachos de notas] de Cowell
    • Crawford Seeger
    • Varèse
    • O estilo de Varèse
    • Varèse, Intégrales
    • Copland
    • PAs primeiras obras de Copland
    • As últimas obras de Copland
    • O estilo e a influÊncia de Copland
    • Harris
    • V. Thomson
    • Still
    • Price
    • Elementos nacionais x cosmopolitas
  • Após 1945
    • Idiomas abstratos
      • Sessions
      • Carter
      • A voga pós-Webern
      • Babbitt
    • Novos sons e texturas
      • Nancarrow
      • Partch
      • Johnston
      • Crumb
      • Música eletrônica
      • Druckman
      • Influência do jazz
      • Schuller e a música da "terceira corrente"
      • Babbitt, All Set
      • John Cage e a indeterminação
      • 4'33" de Cage
      • O interesse de Cage pelo pensamento oriental
      • E. Brown
      • Influências da Ásia
      • Minimalismo
      • Reich
      • Glass
      • J. Adams
    • A corrente principal
      • Barber
      • Rorem
      • Menotti
      • Tower
      • Zwilich
      • Estilos pós-modernos
      • Rochberg
      • Del Tredici
  • Poslúdio

Fim da Unidade 8C.

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