UNIDADE 8C.
Apontamentos de História da Música: do Romantismo ao Século XX.
Generalidades.
Esta Unidade contém os eventos mais importantes do Romantismo ao final do Século XX. Todo o texto aqui foi traduzido de: HANNING, Barbara Russano. Concise History of Western Music. 5a. ed. New York: Norton, 1998. Observaçoes feitas pelo trdutor estão marcadas entre colchetes.
16. O Romantismo e a música orquestral do Século XIX (pp. 373-390).
- Prelúdio
- O Romantismo
- A música como uma arte romântica
- Música e literatura
- Música de programa
- Música orquestral
- Schubert (1797-1828)
- A Sinfonia Inacabada
- A Grande Sinfonia em Dó maior
- Berlioz (1803-1869)
- Sinfonia Fantástica
- Idée fixe
- Haroldo na Itália
- Roméo et Juliette
- A influência de Berlioz
- Mendelssohn (1809-1847)
- A Sinfonia Italiana
- A Sinfonia Escocesa
- As Aberturas
- Liszt (1811-1886)
- O poema sinfônico
- Transformação temática
- Les Préludes
- A Sinfonia Fausto
- A influência de Liszt
- Brahms (1833-1897)
- Primeira Sinfonia
- Terceira Sinfonia
- Quarta Sinfonia
- Dvořák (1841-1904)
- Poslúdio
17. A música solo, de câmara e vocal no Século XIX (pp. 391-411).
- Prelúdio
- A música solo para piano
- Schubert
- Sonatas
- Mendelssohn
- Lieder ohne Worte [Canções sem palavras]
- Robert Schumann (1810-1856)
- Peças características [ou de personagens]
- Phantasienstücke [Peças de fantasia]
- Chopin (1810-1849)
- Mazurkas
- Polonaises
- Estilo de execução
- Noturnos
- Prelúdios
- Ballades e Scherzi
- Estudos
- Liszt (1811-1886)
- Estilo
- Influência de Paganini
- Transcrições
- Elementos nacionais
- Concertos
- Sonata em Si menor
- Obras tardias
- Música de câmara
- Schubert
- Os três últimos quartetos
- Quintato para Cordas em Dò maior
- Brahms
- Quinteto com Piano
- Obras tardias
- Sonatas
- Música vocal: o Lied
- Schubert
- Estilo harmônico
- Forma
- Acompanhamento
- Gretchen am Spinnrade [Gretchen na roda de fiar]
- Der Erlkönig
- Der Doppelgänger
- Textos
- Winterreise [Viagem de inverno]
- Robert Schumann
- Dichterliebe [Amor de poeta]
- Clara Schumann (1819-1896)
- Poslúdio
[No original está scherzos, mas o plural em italiano de scherzo é scherzi, como será usado nesta tradução (N. do T.)]
18. Ópera, Drama musical e Música de igreja no Século XIX (pp. 412-432).
- Prelúdio
- a Grande (e não tão grande) Ópera francesa
- Meyerbeer
- Outras grandes óperas
- Opéra comique
- Opéra bouffe
- Ópera lírica
- Fausto de Gounod
- Carmen de Bizet
- Berlioz
- La Damnation de Faust
- Les Troyens
- A Ópera italiana
- Rossini
- O estilo de Rossini
- Donizetti
- Bellini
- Giuseppe Verdi (1813-1901)
- Primeiras óperas
- Estrutura dramática
- Il trovatore
- Óperas do segundo período
- Motivos reminiscentes
- Obras tardias
- Otello
- Falstaff
- Ópera romântica alemã
- Der Freischütz
- Richard Wagner (1813-1883) e o Drama musical
- O holandês voador
- Lohengrin
- Ensaios e librettos
- O anel dos Nibelungos
- Gesamtkunstwerk [Obra de arte total (ou composta)]
- O Leitmotif [motivo condutor]
- Melodia sem fim
- A influência de Wagner
- Música de igreja
- Berlioz
- Liszt
- O movimento ceciliano
- Bruckner
- Rossini
- Versi
- O oratório romântico
- Poslúdio
19. A música européia da dpecada de 1870 até a Primeira Guerra Mundial (pp. 433-461).
- Prelúdio
- A tradição alemã
- Hugo Wolf
- Canções
- Gustav Mahler
- Carreira
- Obras
- Instrumentação das sinfonias
- Conteúdo programático das sinfonias
- Uso de vozes
- Organização tonal das sinfonias
- Canções com acompanhamento orquestral
- A quarta sinfonia de Mahler
- Das Lied von der Erde [A canção da Terra]
- Richard Strauss
- Tipos de programas sinfônicos
- Poemas sinfônicos
- Also sprach Zarathustra [Assim falou Zaratustra]
- Till Eulenspiegel
- Don Quixote
- Óperas
- Salome
- Der Rosenkavalier [O cavaleiro da Rosa]
- Elektra
- Nacionalismo
- Rússia
- Glinka
- Tchaikovsky
- O grupo dos cinco
- Mussorgsky
- Boris Godunov
- Rimsky-Korsakov
- Rachmaninov
- Scryabin
- O nacionalismo em outros países
- Boêmia [antiga denominação de uma região pertencente à extinta República da Tchecoslováquia]
- Noruega
- Finlândia
- Inglaterra
- Espanha
- Novas correntes na França
- Tradição cosmopolita, Franck
- Tradição francesa
- Fauré
- As canções de Fauré
- Debussy
- Nocturnes de Debussy
- A orquestração de Debussy
- A música para piano de Debussy
- Pelléas et Mélisande
- A influência de Debussy
- Satie
- Ravel
- Le tombeau de Couperin [O túmulo de Couperin]
- Ópera italiana
- O Verismo
- Puccini
- Poslúdio
Na segunda metade do Século XIX cinco compositores proeminentes juntaram-se num grupo conhecido como "the mighty Handful", [literalmente, o punho poderoso], isto é, os cinco poderosos: Alexander Borodin (1833-1887), Modest Mussorgsky (1839-1881), Mily Balakirev (1837-1910), César Cui (1835-1918) e, Nikolay Rimsky-Korsakov (1844-1908).
20. A principal corrente europeia no Século XX (pp. 462-491).
- Prelúdio
- Contextos étnicos
- Bartók
- As primeiras obras de Bartók
- As obras tardias de Bartók
- O estilo de Bartók
- A harmonia de Bartók
- A organização tonal de Bartók
- Música para arcos, percussão e celesta de Bartók
- Kodály
- O órbita soviética
- Prokofiev
- Shostakovich
- A Quinta Sinfonia de Shostakovich
- A música pós-soviética
- Schnittke
- Gubaidulina
- Inglaterra
- Vaughan Williams
- Britten
- Alemanha
- Hindemith
- Mathis der Maler [Matias o pintor]
- Weill
- Die Dreigroschenoper [A ópera dos três vinténs]
- Mahagonny de Weill
- Neo-classicismo na França
- Honegger
- Milhaud
- A politonalidade de Milhaud
- Poulenc
- Stravinsky
- A carreira
- Primeiras obras
- A Sagração da Primavera
- Petrushka de Stravinsky
- 1913-23
- O neo-classicismo de Stravinsky
- The Rake's Progress
- Sinfonia dos Salmos
- Poslúdio
21. Atonalidade, Serialismo e desenvolvimentos recentes na Europa no Século XX (pp. 492-514).
- Prelúdio
- Schoenberg e seus seguidores
- A carreira de Schoenberg
- O primeiro período
- O segundo período
- Atonalidade
- Pierrot lunaire
- Sprechstimme [voz falada, ou Sprechgesang: canto falado]
- O terceiro período
- O método dodecafônico [ou de doze sons]
- O quarto período
- Moses und Aron
- Variações para orquestra de Schoenberg
- Alban Berg
- Wozzeck
- Anton Webern
- A instrumentação de Webern
- A brevidade em Webern
- Os três períodos de Webern
- A influência de Webern
- Após Webern
- O movimento de Darmstadt
- Serialismo total [ou integral]
- Boulez
- Messiaen
- Quatuor pour la fin du temps [Quarteto para o fim dos tempos]
- O estilo de Messiaen
- Desenvolvimentos recentes
- Novos timbres
- Musique concrète
- Recursos eletrônicos
- Diminuição do papel dos executantes
- Nova tecnologia
- Sintetizadores
- InfluÇencia da música eletrônica
- Efeitos espaciais
- O continuum das notas
- Penderecki
- Ligeti
- Interação entre compositor e executante
- Indeterminação
- Stockhausen
- Lutoslawski
- Nova notação
- Novos conceitos de composição
- Poslúdio
22. O Século XX americano (pp. 515-552).
- Prelúdio
- Música tradicional
- A música nas colônias
- W. Billings
- A imigração e suas influências
- Os morávios
- L. Mason
- Bandas de metais e sopros
- Sousa
- Estilos vernaculares
- Ragtime
- Blues
- Jazz
- Improvisação
- Big bands
- Arranjadores
- Bebop
- Jazz moderno
- Música country
- Rhythm-and-blues
- Rock-and-roll
- Comédia musical
- As bases para uma Art Music americana
- Ives
- As obras de Ives
- O estilo de Ives
- A influência de Ives
- Ruggles
- Cowell
- Os efeitos especiais para piano de Cowell
- Os tone clusters [cachos de notas] de Cowell
- Crawford Seeger
- Varèse
- O estilo de Varèse
- Varèse, Intégrales
- Copland
- PAs primeiras obras de Copland
- As últimas obras de Copland
- O estilo e a influÊncia de Copland
- Harris
- V. Thomson
- Still
- Price
- Elementos nacionais x cosmopolitas
- Após 1945
- Idiomas abstratos
- Sessions
- Carter
- A voga pós-Webern
- Babbitt
- Novos sons e texturas
- Nancarrow
- Partch
- Johnston
- Crumb
- Música eletrônica
- Druckman
- Influência do jazz
- Schuller e a música da "terceira corrente"
- Babbitt, All Set
- John Cage e a indeterminação
- 4'33" de Cage
- O interesse de Cage pelo pensamento oriental
- E. Brown
- Influências da Ásia
- Minimalismo
- Reich
- Glass
- J. Adams
- A corrente principal
- Barber
- Rorem
- Menotti
- Tower
- Zwilich
- Estilos pós-modernos
- Rochberg
- Del Tredici
- Poslúdio
Fim da Unidade 8C.
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