Rodrigo Garcia - Exercício 7
7º Princípio: Pregnância da Forma
Este princípio geral abrange todos os outros. As forças de organização tendem a se dirigir sempre à melhor forma possível, no sentido da clareza, unidade e equilíbrio, o tanto quanto permitirem as condições dadas pela imagem, ou seja, quanto melhor a forma, mais pregnância ela terá, e melhor será sua percepção. Uma imagem de boa Gestalt é enxergada com muito mais clareza pelo cerébro, e conseqüentemente de forma harmoniosa. A peça Camaleão foi organizada seccionalmente através da macroforma A B A' e foi composta a partir de uma série dodecafônica (Conjunto A) e de um segundo grupamento de notas que é utilizado de forma livre na geração de temas secundários e de acordes (conjunto B). O embasamento filosófico da composição consiste em uma analogia entre a superposição e alternância dos conjuntos utilizados e a mudança de cor do camaleão.) As indicações presentes na partitura, tais como conjunto A ou conjunto B apontam a utilização dos conjuntos na formação de idéias que por sua vez estão organizadas em planos e texturas.
Ao se ouvir a peça percebe-se que apesar dos matériais composicionais constituírem idéias distintas, o nosso cérebro tende a estabelecer relações e a perceber a ocorrência de cada motivo, textura ou idéia não de maneira isolada, mas como eventos integrados de acordo com as condições oferecidas. "o todo é mais do que a soma das partes". Isto equivale a dizer que "a + b" não é simplesmente "(a+b)", mas sim um terceiro elemento "c" que possui características próprias." O contraste gerado a partir da superposição de duas idéias musicais distintas também pode ser percebido como uma nova representação de idéia, porque este conflito estimula a formação de novas conexões que não existiam no momento em que as duas estruturas iniciais encontravam-se separadas.
Identificação dos preceitos da gestalt na composição:
Seção A: comp 1-63 - Transição: comp. 64-71 - Seção B: comp. 72-132 - Seção A' comp.133-159.
- Unificação X Segregação:
Variações no timbre e nas alturas das notas da série tendem a gerar um maior nível de segregação, pois dificultam a percepção dos contornos e atribuem maior instabilidade a passagem (comp. 44-62).
A seção de cordas executa a série simultaneamente a uma inversão da mesma (comp 26-34). Em função do tratamento aplicado (homogeneidade tímbrica e da escolha do registro) este trecho apresenta um bom grau de unificação.
- Fechamento:
Relação entre o conceito e a idéia de reconhecimento dos contornos. Uso de isomelos (mesmas notas aplicadas a ritmos diferentes). Variação mais distantes acerca de um motivo podem obscurecer o reconhecimento do seu design.
O ouvinte pode desejar uma resolução no centro tonal de si após o último compasso da peça. (comp.159)
- Boa Continuidade:
Inicialmente, o conjunto A é apresentado por meio de diferentes orquestrações. Ao longo dessa seção ocorre boa continuidade em função da coesão que a série dodecafônica oferece (fidelidade ao material composicional). Transposições, inversões, uso de retrógrados e inversões retrogradas podem vir a constituir boa continuidade relativa a depender o tratamento aplicado.
A adesão dos violinos repetindo a frase anteriormente executada pelo grupamento fagote, cello e contrabaixo atribui boa continuidade e um nível mínimo de contraste (comp. 10-18).
- Proximidade:
A simultaneidade de motivos contrastantes executados por naipes diferentes (comp. 107-120 e 133-153).
Instrumentos de famílias diferentes tocando ritmos homofônicos (proximidade gestual entre madeiras, metais e percussão) (comp. 72-78).
- Semelhança:
Semelhança por timbre e registro entre os instrumentos fagote, cello e contrabaixo (comp. 1-9).
As madeiras podem ser agrupadas de acordo com o registro, o gesto e pelas notas tocadas, o que resulta na formação de uma textura característica (comp.109-119).
- Semelhança e Proximidade:
Apesar de haver proximidade (simultaneidade e similaridades ritmicas) entre as seções das cordas e madeiras não existe semelhança nem por timbre nem pelos motivos empregados (cordas X Madeiras) Estas duas forças tendem a trabalhar separadamente ou juntas, se reforçando ou enfraquecendo mutuamente comp. (133-144).
- Pregnância da Forma:
Os quatro instrumentos que formam a família das madeiras tocam a mesma série. Contudo, existe uma defasagem de um tempo em, meio a entrada de cada um deles (comp. 50-61). O princípio da pregnância tende a agregar este evento sonoro como uma mistura das quatro linhas: A+B+C+D=E (cânone).
Os dois motivos principais da composição são sobrepostos nos momentos que antecedem o clímax. (comp. 92-97). Através da experiência auditiva pode-se concluir que, de acordo com as condições por mim oferecidas (o que tange á organização da textura), será muito difícil que o ouvinte consiga segregar os dois motivos. A tendência esperada, é a de entender este acontecimento como um momento de conflito. (A+B=C).