Rodrigo Garcia - Exercício 7

7º Princípio: Pregnância da Forma
Este princípio geral abrange todos os outros. As forças de organização tendem a se dirigir sempre à melhor forma possível, no sentido da clareza, unidade e equilíbrio, o tanto quanto permitirem as condições dadas pela imagem, ou seja, quanto melhor a forma, mais pregnância ela terá, e melhor será sua percepção. Uma imagem de boa Gestalt é enxergada com muito mais clareza pelo cerébro, e conseqüentemente de forma harmoniosa. A peça Camaleão foi organizada seccionalmente através da macroforma A B A' e foi composta a partir de uma série dodecafônica (Conjunto A) e de um segundo grupamento de notas que é utilizado de forma livre na geração de temas secundários e de acordes (conjunto B). O embasamento filosófico da composição consiste em uma analogia entre a superposição e alternância dos conjuntos utilizados e a mudança de cor do camaleão.) As indicações presentes na partitura, tais como conjunto A ou conjunto B apontam a utilização dos conjuntos na formação de idéias que por sua vez estão organizadas em planos e texturas.
Ao se ouvir a peça percebe-se que apesar dos matériais composicionais constituírem idéias distintas, o nosso cérebro tende a estabelecer relações e a perceber a ocorrência de cada motivo, textura ou idéia não de maneira isolada, mas como eventos integrados de acordo com as condições oferecidas. "o todo é mais do que a soma das partes". Isto equivale a dizer que "a + b" não é simplesmente "(a+b)", mas sim um terceiro elemento "c" que possui características próprias." O contraste gerado a partir da superposição de duas idéias musicais distintas também pode ser percebido como uma nova representação de idéia, porque este conflito estimula a formação de novas conexões que não existiam no momento em que as duas estruturas iniciais encontravam-se separadas.

Identificação dos preceitos da gestalt na composição:
Seção A: comp 1-63 - Transição: comp. 64-71 - Seção B: comp. 72-132 - Seção A' comp.133-159.