Rodrigo Garcia - Exercício 4

4º Princípio: Proximidade
Este princípio determina que, em condições iguais, eventos próximos no tempo e no espaço tendem a permanecer unidos, formando um só todo. Em Opositores Contíguos, peça para conjunto de Câmara, foram sobrepostos três grupos com comportamentos distintos, os quais serão agregados sensorialmente a partir de similaridades ou dissimilaridades comportamentais: Grupo I - um trio de madeiras, que constitui o grupo mais ativo da peça (figuras de menor duração rítmica, posicionadas no registro agudo e próximas em espaçamento) -; Grupo II - quatro trompas que apresentam menor atividade se comparadas às madeiras (acordes em bloco com espaçamento variável e estereofonias dispostas no registro médio) -; e Grupo III - um fagote e um piano, plano ao qual foi atribuído menor grau de movimentação (ostinatos melódicos, realizados em uníssono, e localizados no registro sub-grave) -. Ao se ouvir a peça, percebe-se que, enquanto o Grupo III está separado dos demais instrumentos por registro, os instrumentos que formam Grupos I e II tocam notas agrupadas por registro. Ao Grupo III, é atribuída a função de repetir uma idéia musical de maneira incessante, o que não ocorre com os Grupos I e II, destinados ao desenvolvimento da idéia. Também é possível perceber momentos nos quais as trompas completam um gesto iniciado pelo trio de madeiras (comp. 16) e vice-versa (comp.12-13). Pode-se deduzir que, ao longo da peça, as trompas parecem manter uma relação de proximidade gestual com as madeiras.