2º Princípio: Fechamento
O princípio do fechamento indica a tendência de se organizar unidades em todos fechados, segregando-se a superfície do restante do campo. A boa forma completa-se, fecha-se sobre si mesma. Para isso, o receptor deve unir intervalos e estabelecer ligações, de modo a que possa delimitar o plano sonoro. Na peça Soturno Nº 1, foi criada uma melodia que contém onze notas, sobre a qual foram aplicadas variações rítmicas. O primeiro objetivo foi tentar induzir o ouvinte a reconhecer essa melodia, já que, em cada variação, foram mantidas as mesmas notas, suas respectivas alturas e o design (contorno) do motivo.
Obs: As alturas constitutivas e a ordem das notas do motivo foram preservadas, salvo uma única exceção (a codetta comps. 54-64), onde ocorre uma total desfiguração do motivo. Para acompanhar a melodia variada, foi elaborado um ostinato composto por dois acordes si bemol maior e sol bemol maior. Observe-se que a nota si bemol não é tocada na melodia e no ostinato (esta mesma nota é comum aos dois acordes). O segundo objetivo foi tentar ressaltar a existência de uma nota que nunca é ouvida, mesmo que isto ocorra em grau de subconsciência. Ainda no último compasso da peça, foi harmonizada a nota lá (sensível de si bemol) como o acorde se sétima da sensível da tonalidade de si bemol menor. A tendência é de se ouvir a resolução esperada, mesmo que ela não ocorra.