Corelli, Arcangelo (1653-1713)
Concerto Grosso Op. 6, No. 1 (publ. 1714)
Partitura e Gravação
| Concerto da chiesa | Concerto da camera
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Suporte Teórico
- Atenção: leia antes os excertos do capítulo 5 de Adam Carse sobre História da Orquestração. Ao ouvir a gravação, considere que pode haver ornamentações não escritas na partitura.
- Lembre-se que no Séc. XVI há duas formas de concerti:
- da chiesa: com movimentos rápidos em geral em fugato;
- da camera: com movimentos com ritmos de danças.
- Observe na partitura:
- mudança de andamento dentro dos movimentos;
- escrita a quatro partes (a parte da viola ainda é insipiente);
- violinos em terças (ou sextas) e pequenos fragementos imitativos;
- cruzamento constante entre os violinos (a melodia resultante provém das duas partes);
- a pressença de dois cravos, um para acompnhar o concertino e outro para acompanhar o ripieno;
- técnica própria dos instrumentos de corda, particularmente, padrões em que há cordas adjacentes alternadas (em geral sequências de progressões harmônicas);
- uso de meia cadência frígia
- contrastes obtidos por alternância de dinâmica: forte e piano ou de densidade instrumental: concertino e ripieno;
- uso de hemiola.