Monteverdi, Claudio (1576-1643)
L'Orfeo (1607)
Partitura e Gravação
Suporte Teórico
- Atenção: leia antes os excertos do capítulo 3 e do capítulo 4 de Adam Carse sobre História da Orquestração. Ao ouvir a gravação, considere que a partitura é uma edição moderna e que os instrumentistas improvisam bastante.
- Lembre-se de duas importantes inovações do período Barroco:
- Homofonia (no sentido de melodia acompanhada, por vezes denominada "monodia");
- baixo cifrado
- Toccata: peça instrumental para ser tocada antes de levantar a cortina provavelmente com o propósito de anunciar a chegada dos mecenas. É repetida três vezes. Observe na partitura:
- escrita a cinco partes;
- o pedal de Dó;
- a tessitura dos clarins (Dó4-Lá4): os instrumentos "naturais" (sem válvulas ou pistões) só podem tocar notas diatônicas na região aguda da série harmônica (em relação ao tamanho do tubo com o qual são construídos).
- Prologo: La Musica: No prólogo são enumerados os poderes da Música. Começa com um ritornello instrumental. Após cada uma das cinco estrofes o ritornello é repetido. Observe na partitura:
- escrita a cinco partes no ritornello e a três partes no acompanhamento para a voz solista;
- as partes mais agudas (violinos) tocam em terças (ou sextas) paralelas ou fragmentos em imitação;
- alternância entre as duas partes mais agudas que mudam de registro sempre em nota comum (uníssono);
- tratamento de dissonâncias (suspensões);
- as cordas tocam nos ritornelli e coros mas o acompanhamento dos solos é feito pelos instrumentos que fazem parte do contínuo (instrumentos de harmonia (cravo, alaúde, orgão positivo), e o equivalente ao violoncelo reforçando o baixo.