INGRESSO/VESTIBULAR

Nesta página você encontrará informações sobre os processos de seleção para ingresso no Curso de Música, além de provas antigas relativas ao Teste de Aptidão Musical.

Clique aqui para se informar sobre o atual Vestibular/Processo Seletivo para o Curso de Música

  • Habilitações oferecidas

  • Até o presente momento, é oferecida a modalidade de Licenciatura em Música. Esta habilitação permite atuar como professor de Música em Escolas Regulares, sendo criada através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 (LDB nº 9.394/96). Esta lei regulamenta a presença de diversas especialidades artísticas na formação do cidadão brasileiro por professores especializados, fato que levou à extinção do professor polivalente de Artes (modalidade de Educação Artística). Ainda, observamos que diversos Licenciados em Música do país optam por atuar como músicos, fazendo com que nosso curso possua disciplinas voltadas para estruturação e prática musical, a base tradicional do ensino de Música.

  • Formas de ingresso

  • A forma mais comum de ingresso é através do Vestibular, sendo as outras Transferência Externa e Matrícula para Graduados. Tradicionalmente, a área de Música requer um teste de habilidade específica, devido à carência de sua presença na formação básica e ao nível de complexidade pertinente à referida área. Sendo assim, havia uma prova específica para os candidatos ao Curso de Música.

    Em 2010, a UFMA aderiu ao Sistema Unificado de Seleção (SISu), modificando o processo de entrada. Para ingresso no Curso de Música, o candidato deverá, além de adquirir pontuação suficiente no ENEM, apresentar um documento que comprove sua aptidão musical. Este pode ser: diploma expedido por Instituição de Ensino Musical reconhecida pela Secretaria de Educação ou Atestado de Aptidão Musical expedido pelo Curso de Música da UFMA. Todo ano, o candidato interessado deverá pesquisar na página da UFMA o edital que regulamenta o ingresso no Curso de Música (veja o editais referentes ao Vestibular 2010 aqui (Música: Artigo 27) e à obtenção do Atestado de Aptidão Musical aqui).

  • Atestado de Aptidão Musical

  • O objetivo deste Atestado é comprovar se o candidato possui os pré-requisitos mínimos para ingresso no Curso de Música. Sendo assim, o teste permitem avaliar conhecimentos teórico-musicais e experiências adquiridas do candidato, articulando saberes teóricos e práticos.

  • Datas do Vestibular

  • Você pode se informar sobre o calendário do Vestibular/ENEM e seus procedimentos na página da UFMA: http://www.ufma.br.