Sugestões para Aplicar Microformas
aos Exercícios de Composição.
Forma em arte é o conteúdo. Forma em música também: resulta da combinação de vários elementos. Às vezes o termo é aplicado de maneira vaga, denotando: contorno, molde ou modelo. Algumas combinações assemelham-se, em princípios gerais, a formas mais ou menos "naturais" (no sentido de Gestalt). Abaixo segue um pequeno inventário de alguns desses elementos.
Os elementos básicos da música (modal/tonal e derivadas) são: as relações de alturas, as relações de timbres, as relações de durações e as relações de intensidades. (Uma pequena porém instrutiva discussão a respeito pode ser vista aqui).
De sua combinação surgem novos elementos que, reunidos de várias maneiras, geram o que denominamos: forma.
Ao escrever os exercícios, observe os seguintes fatores:
- motivos:
- de notas;
- sucessivas (melodias);
- simultâneas (acordes ou simultaneidades);
- de intervalos;
- de contorno aparente;
- sem contorno aparente.
- de ritmos;
- de timbres;
- de combinações dos anteriores.
- frases (combinações de motivos);
- sem ponto culminante;
- ponto pedal;
- pedal figurado (ou ornamentado).
- com ponto culminante (ou de chegada, ou de clímax):
- ponto culminante no (ou perto do) início;
- ponto culminante no (ou perto do) meio;
- ponto culminante no (ou perto do) final.
- com eixo entre pontos culminantes:
- ponto antes do meio e acima do eixo;
- ponto antes do meio e abaixo do eixo;
- ponto depois do meio e acima do eixo;
- ponto depois do meio e abaixo do eixo;
- ponto no meio e acima do eixo;
- ponto no meio e abaixo do eixo.
- com ponto de repouso:
- tonal (cadências: hierarquia (grau de conclusividade)):
- autêntica perfeita e imperfeita;
- plagal;
- meia e frígia;
- engano.
- em pausa ou cesura;
- em nota prolongada;
- direção:
- ascendente;
- descendente;
- estável (sem variação considerável de direção (pedal ou eixo)).
- períodos (combinações de frases):
- simples (2 frases):
- paralelo (início igual ou semelhante e final diferente);
- contrastante (início diferente).
- duplo (2 períodos (4 frases)):
- paralelo (início igual ou semelhante e final diferente);
- contrastante (início diferente).
- grupo de frases (quando não cabem nos moldes acima).
Com estes elementos já é possível construir uma seção (ou até mesmo uma forma inteira). Da combinação de seções, formas mais complexas são geradas.
Por enquanto bastam estas informações para começar os exercícios de composição. Podemos começar escrevendo exercícios melódicos, não esquecendo que os instrumentos podem tocar ou simular mais de uma melodia simultaneamente. Portanto, é necessário ainda revisar algumas questões relativas à organização dos elementos.
- Quanto à quantidade de instrumentos ou vozes (densidade):
- um só instrumento (ou voz):
- tocando uma só melodia;
- tocando duas ou mais melodias simultaneamente.
- dois ou mais instrumentos (ou vozes);
- tocando em uníssono real;
- tocando em uníssono orquestral (em oitavas);
- tocando melodias diferentes e dependentes ritmicamente (homofonia);
- tocando melodias diferentes e independentes (polifonia ou polirritmia).
- Quanto à ordem de entradas:
- consecutivas;
- sucessivas:
- da mais aguda para a mais grave;
- da mais grave para a mais aguda;
- da central para a mais grave;
- da central para a mais aguda;
- da central para as extremas simultaneamente;
- alternadas;
- desordenadas;
- combinações (possíveis) dos tipos anteriores.
- Quanto à relativa direção das partes:
- movimento paralelo;
- movimento oblíquo;
- movimento contrário.
- Quanto ao tipo de imitação:
- real;
- tonal (mutação);
- canônica:
- ao uníssono;
- à segunda;
- à terça;
- à quarta;
- à quinta;
- à sexta;
- à sétima;
- à oitava;
- à nona.
- Outros fatores:
- dinâmica:
- com o mesmo grau de dinâmica;
- com graus de dinâmica diferentes;
- com graus de dinâmica variáveis.
- registro:
- no mesmo registro;
- em registros diferentes;
- em registros variáveis.
- ataque:
- igual ou semelhante;
- diferente;
- variáveis.