Exercício 2
A Teoria Pós-Tonal pode ser usada para pesquisar as propriedades de um conjunto e para gerar sistematicamente, a partir de um ou mais conjuntos, todas as suas transformações (transposições, inversões, etc.). Com os dados à mão podemos então selecionar os conjuntos que julgarmos adequados à composição.
Nos exercícios abaixo, vamos utilizar um conjunto não simétrico escolhido ao acaso. Siga as instruções recomendadas (utilizando o PCN) porém com um conjunto de sua escolha.
Iniciamos escolhendo um conjunto ao acaso: [2,8,5,4] para examinar suas propriedades.
Isto não significa que você deva usar o conjunto em FN ou FP, estas disposições apenas colocam o conjunto em ordem escalar (FN) e transposto para T0 (FP).
Isto significa duas coisas:
1) que com este conjunto, ao fazermos todas as combinações entre suas notas, podemos obter os seguintes intervalos:
2) quantas notas em comum serão mantidas ao transpormos o conjunto a cada classe de intervalos (não incluindo T0, pois ao transpor um conjunto ao uníssono obtemos o próprio conjunto):
Estas propriedades podem ser usadas de duas maneiras:
1) usando as notas comuns para obter um efeito de continuidade entre
diferentes membros do conjunto; ou
2) usando notas que não são mantidas em comum para obter um efeito de contraste.
Isto indica a quantidade de notas que serão mantidas em comum ao invertermos o conjunto em torno de cada classe de intervalos (diferente do Vi, a inversão de determinado intervalo produz diferentes notas em comum, por isso é necessário verificar as doze classes de intervalos):
Estas operações todas já permitem que você tenha uma boa idéia de como irá funcionar o seu conjunto. Você poderá então usá-lo para dar continuidade (através das notas comuns) ou para dar contraste (através das notas não comuns) nos processos de combinar, transpor e inverter, garantindo um alto grau de 'unidade' e/na 'variedade'.
Importante: antes de prosseguir, com o conjunto em FP, use a operação CC (Classe de Conjuntos). Esta operação irá listar todos os conjuntos pertencentes à mesma classe do conjunto original (i.e., todas as transposições e inversões do conjunto). Imprima os dados obtidos e tenha-os à mão para fazer o exercício abaixo.
CC: [0236] [1347] [2458] [3569] [467A] [578B] [6890] [79A1] [8AB2] [9B03] [A014] [B125] [69A0] [7AB1] [8B02] [9013] [A124] [B235] [0346] [1457] [2568] [3679] [478A] [589B]
Com os dados que você coletou até aqui, faça os seguintes exercícios: