Exercício 1

Neste primeiro exercício vamos inicialmente identificar os intervalos de um conjunto. Depois podemos aplicar o processo de rotação para criar uma melodia ou uma textura qualquer à sua escolha (veja sugestões na seção sobre Microforma).

Iniciamos escolhendo um conjunto (que neste caso já está na Forma Normal): [0,1,3,6] e vamos examinar as classes de intervalos entre suas classes de notas.

Usando a operação iO (Intervalos Ordenados) do PCN podemos verificar os intervalos em ordem entre as suas classes de notas. (Note que se o conjunto não estiver em Forma Normal, os intervalos serão diferentes. Veja a comparação entre as quatro formas de classificar um intervalo aqui.)

   

Em vez de fazer a rotação sobre as notas, podemos fazer a rotação sobre os intervalos, deste modo, obtemos notas diferentes, portanto, mudamos o conjunto de notas mas os intervalos são os mesmos.

   

Podemos também trabalhar com classes de intervalos, quer dizer, sem nos preocupar em cuidar de que os intervalos estejam dentro de uma oitava (ou seja, em mod12) ou que estejam ordenados, pois o que queremos é a "sonoridade" do conjunto e não a ordem ou a direção em que os intervalos entre as classes de notas são apresentados.