Gabriel Almeida Sobral
Exercício 1: Miniatura 4 – Imitação
Nesta miniatura trabalhei imitação utilizando apenas uma classe de conjuntos de notas. Dessa forma essa peça pode ser resumida num desenvolvimento de um pequeno motivo.
Processo da composição:
- Escolhi aleatoriamente um conjunto de três notas (E, G e A) nomeando-o de /1/;
- Transpus o conjunto /1/ gerando dois novos conjuntos: /2/ e /3/;
Exemplo 1:
Note que a segunda nota do conjunto /1/ é a primeira nota do conjunto /2/ e a terceira nota do conjunto /1/ é a primeira do conjunto /3/.
- A terceira etapa deste processo foi inverter os conjuntos /1/, /2/ e /3/ dando origem aos conjuntos /4/,/5/ e /6/.
Exemplo 2:
Esses seis conjuntos, e os conjuntos gerados pelas combinações entre eles, são todos os conjuntos que foram usados nessa miniatura. O conjunto “universo” da peça exclui apenas três classes de notas do piano (Eb, F e Ab).
- Os conjuntos não aparecem aleatoriamente no decorrer da peça. Eles estão interligados por notas em comum que podem estar sendo “compartilhadas” ou não;
Exemplo 3:
Nos Compassos 8 – 9 (exemplo acima) os conjuntos circulados estão “compartilhando” uma nota (/5/ e /6/ (Mi)- /6/ e /1/ (Lá) - /1/ e /2/ (Sol)).
- Depois de estabelecer a “regra” da etapa 4 experimentei algumas combinações me preocupando apenas com a imitação do contorno e do ritmo sendo que a utilização de apenas uma classe de conjuntos por se só gera relações motivicas de intervalos.