Avaliação:
Trabalhos semanais: 60%
Trabalhos semestrais (vide abaixo): 40%
Total de aulas: trinta (30). Quinze (15) no primeiro semestre e quinze (15) no segundo semestre, divididas em aulas de transcrição de música de teclado para instrumentos ou orquestra e aulas de redução para piano de música de orquestra.
Primeiro Semestre:
1a. aula: Apresentação do cronograma de trabalhos e introdução à transcrição.
Trabalho de transcrição para a próxima aula:
Bach, O Cravo Bem Temperado, Vol. I, Prelúdio No. III, BWV 848 (C# maior), comps. 1-15.
Para dois instrumentos da mesma família.
Partitura
2a. aula: Comentário sobre os trabalhos. Audição.
Próxima aula: entregar correção das eventuais imperfeições ou nova versão do trabalho.
3a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues e introdução à redução.
Trabalho de redução para a próxima aula:
Ravel, Ma Mère l'Oye, "Le Jardin Feérique", comps. 1-13.
Para piano solo..
Partitura
4a. aula: Comentário sobre os trabalhos. Audição.
Próxima aula: entregar correção das eventuais imperfeições ou nova versão do trabalho.
5a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues.
Trabalho de transcrição para a próxima aula:
Bach, O Cravo Bem Temperado, Vol. I, Prelúdio No. VII, BWV 852 (Eb maior), comps. 1-9.
Para três instrumentos de famílias diferentes.
Partitura
6a. aula: Comentário sobre os trabalhos. Audição.
Próxima aula: entregar correção das eventuais imperfeições ou nova versão do trabalho.
7a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues e introdução à redução.
Trabalho de redução para a próxima aula:
Bach, Concerto Brandenburguês No. 1 (BWV 1046), 2o. mov., comps. 1-8.
Para piano solo..
Partitura
8a. aula: Comentário sobre os trabalhos. Audição.
Próxima aula: entregar correção das eventuais imperfeições ou nova versão do trabalho.
9a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues.
Trabalho de transcrição para a próxima aula:
Beethoven, Sonata Op. 2, No. 3 (C maior), 1o. mov., comps. 1-16.
Para quarteto de sopros..
Partitura
10a. aula: Comentário sobre os trabalhos. Audição.
Próxima aula: entregar correção das eventuais imperfeições ou nova versão do trabalho.
11a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues e introdução à redução.
Trabalho de redução para a próxima aula:
Bach, Missa em Si menor, I Kyrie, No. 1, comps. 1-4.
Para piano solo..
Partitura
12a. aula: Comentário sobre os trabalhos. Audição.
Próxima aula: entregar correção das eventuais imperfeições ou nova versão do trabalho.
13a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues.
Trabalho de transcrição para a próxima aula:
Chopin, Noturno Op. 27, No. 2 (Db maior), comps. 1-9.
Para orquestra de cordas..
Partitura
14a. aula: Comentário sobre os trabalhos. Audição.
Próxima aula: entregar correção das eventuais imperfeições ou nova versão do trabalho.
Entrega do trabalho semestral para verificação de eventuais correções..
15a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues.
Entrega da versão final do trabalho semestral.
Encerramento das atividades.
Segundo Semestre:
16a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues e introdução à redução.
Trabalho de redução para a próxima aula:
Schoenberg, Cinco Peças Orquestrais, Op. 16, III "Farben", comps. 221-231.
Para piano solo..
Partitura
17a. aula: Comentário sobre os trabalhos. Audição.
Próxima aula: entregar correção das eventuais imperfeições ou nova versão do trabalho.
18a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues.
Trabalho de transcrição para a próxima aula:
Brahms, Intermezzo Op. 117, No. 2 (Bb menor), comps. 1-9.
Para pequena orquestra..
Partitura
19a. aula: Comentário sobre os trabalhos. Audição.
Próxima aula: entregar correção das eventuais imperfeições ou nova versão do trabalho.
20a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues e introdução à redução.
Trabalho de redução para a próxima aula:
Wagner, Tristão e Isolde, Prelúdio do Io. Ato, comps. 100-111.
Para piano solo..
Partitura
21a. aula: Comentário sobre os trabalhos. Audição.
Próxima aula: entregar correção das eventuais imperfeições ou nova versão do trabalho.
22a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues.
Trabalho de transcrição para a próxima aula:
Ravel, Pavane pour une Infante Défunte, (usar a partitura pré-definida).
Mesma orquestração de Ravel (este exercício está no livro de exercícios do Adler)..
Partitura
23a. aula: Comentário sobre os trabalhos. Audição.
Próxima aula: entregar correção das eventuais imperfeições ou nova versão do trabalho.
24a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues e introdução à redução.
Trabalho de redução para a próxima aula:
Debussy, Prelude à l'après-midi d'un faune, comps. 11-20.
Para piano à quatro mãos..
Partitura
25a. aula: Comentário sobre os trabalhos. Audição.
Próxima aula: entregar correção das eventuais imperfeições ou nova versão do trabalho.
26a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues.
Ultimo trabalho de transcrição:
Bartók, Mikrokosmos, Seis Danças Búlgaras, Vol. VI, Nos. 148-153. Escolher
uma das seis.
Instrumentação livre..
Partitura
27a. aula: Comentário sobre os trabalhos. Audição.
Próxima aula: entregar correção das eventuais imperfeições ou nova versão do trabalho.
28a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues e introdução à redução.
Ultimo trabalho de redução:
Strawinsky, O Pássaro de Fogo (versão de 1945), nos. 165-167 (inclusive).
Para dois pianos..
Partitura
29a. aula: Comentário sobre os trabalhos. Audição.
Próxima aula: entregar correção das eventuais imperfeições ou nova versão do trabalho.
Entrega do trabalho semestral para verificação de eventuais correções..
30a. aula: Comentário sobre os trabalhos entregues.
Entrega da versão final do trabalho semestral.
Encerramento das atividades.
Trabalhos Semestrais:
Escolher entre:
Bibliografia Básica:
Adey, Christopher. Orchestral Performance: A Guide for Conductors and Players. London: Faber and Faber; 1998.
Adler, Samuel. The Study of Orchestration. 2a. ed. New York: W. W. Norton, 1989. [A 1a. edição é de 1982.]
Berlioz, Hector. Treatise on Instrumentation. Richard Strauss, acresc. e rev. Theodore Front, trad. New York: Edwin Kalmus, 1948.
Carse, Adam. The History of Orchestration. New York: Dover, 1964. [A 1a. edição é de 1925.]
Casela, Alfredo e Mortari, Virgilio. La Tecnica de la Orquesta Contemporanea. A. Jurafsky, trad. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1950.
Kennan, Kent e Granthan, Donald. The Technique of Orchestration. 3a. ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1983.
Koechlin, Charles L. E. Traité de l'orchestration. IV vols. Paris: Max Eschig, 1954-59.
Mar, Norman Del. Anatomy of the Orchestra. Berkeley e Los Angeles: University of California Press, 1983.
Rimsky-Korsakov, Nicolay. Principios de Orquestacion: com ejemplos sacados de sus propias obras. Maximilian Steiberg, red., Jacobo Ficher e A. Jurafsky, trads. 2 vols. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1946. [Ed. original: Edition Russe de Musique, 1922, 2 vols.]
Piston, Walter. Orchestration. New York: W. W. Norton, 1955.
Stiller, Andrew. Handbook of Instrumentation. Berkeley e Los Angeles: University of California Press, 1985