Introdução


[A introdução não foi inteiramente traduzida pois trata, como de praxe, de explicar como usar o livro. Apresenta-se aqui apenas alguns parágrafos para reflexão.]

Em NOTAÇÃO MUSICAL eu proponho oferecer um instrumento para tornar a notação efetiva e acurada mais acessível. A difundida falta de conhecimento concernente a este elemento vital da música – que propriamente deve preceder o estudo formal de harmonia, contraponto, forma, e orquestração não é inteiramente resultado da preguiça ou indiferença da parte dos músicos. Executantes, regentes, compositores, estudantes de teoria – todos devem ter acesso à informação notacional atualizada, apresentada concisamente junto a um plano de fundo histórico mínimo, e com ampla oportunidade de colocar os princípios básicos em prática.
Nenhum autor, certamente, pode adequadamente abarcar todos os problemas potenciais na arte elusiva da música – a qual existe no tempo mais do que no espaço, embora esteja atada a um vocabulário espaço-b de símbolos criados para o ouvido mas acessíveis somente através dos olhos. O compositor estará sempre à frente de sua expressão escrita; ele se exprime hoje num estilo pancromático, atonal, ou microtonal que merece algo muito mais flexível do que uma pauta de cinco linhas, três sinais de clave, cinco acidentes, e dois tipos de cabeças de notas – todos ajustados para a música diatônica numa escala de sete notas. Além disso, o músico praticante do Século XX exerce um ofício indispensável baseado no sistema existente conforme ele é praticado pelos mais reputados editores do mundo. Não podemos desculpar sua ignorância disso mais do que escusaríamos – sem piedade de uma auto-educação inepta – quaisquer erros de ortografia ou a sintaxe mutilada de um novelista profissional. No comando automático desta técnica básica, o compositor ou o executante serão capazes de resolver os problemas notacionais inerentes a qualquer idéia com um pouco de lógica e bom senso.
Dominar a linguagem escrita própria da profissão escolhida é a obrigação mínima do músico aspirante a sua arte. NOTAÇÃO MUSICAL é dedicado àquele domínio.

(Read, pp. vi-vii.)