Apresentação.

Livros de teoria da Música são necessariamente parciais e, em algum momento, seus autores devem fazer escolhas diante da variedade de fontes divergentes, tradições discordantes, variantes modificadas ao longo do tempo, documentação inexistente e dissenso sobre muitos tópicos. O propósito que norteou este trabalho foi o de oferecer gratuitamente aos estudantes de Música um material confiável, com fundamentação em fontes reconhecidas e tentando manter o texto o mais claro possível, sempre ilustrado com exemplos.

A equipe sob a coordenação do Prof. Ricardo Mazzini Bordini que é o responsável pelo material, vem crescendo ao logo dos anos. Os bolsistas e voluntários Frankelton Moraes da Silva, Caio César de Oliveira Alencar, Arleide Louzeiro Cardoso e Leonardo Galhera fizeram sugestões, correções e aplicaram o material em aulas presenciais e remotas (estas durante a pandemia da COVID-19) e, sem sua ajuda, não teria sido possível construí-lo.

O material está arrumado de forma que os conceitos sejam apresentados sempre em ordem de dependência. A sequência aconselhada é a que está organizada na ordem das Unidades, mas estudantes avançados podem buscar diretamente o tópico de interesse. A página foi construída em HTML 5 com folha de estilo CSS 3 e ajusta-se a diferentes tamanhos de telas automaticamente. Deu-se bastante atenção às questões relacionadas à acessibilidade de modo que todas as imagens tem informações para que os leitores automáticos de telas informem o que há na imagem.

O primeiro item incluído no conteúdo deste curso é uma tradução da Breve História da Notação Musical (READ, 1979, pp. 1-24). Sua leitura, entretanto, requer que o leitor tenha conhecimento prévio de termos musicais para poder compreender o texto. Pode-se iniciar com sua leitura e à medida em que termos desconhecidos forem surgindo, busca-se a definição nas unidades que a seguem ou, depois de estudar a Unidade 1A, de posse dos termos musicais necessários à compreensão do texto, pode-se ler a Breve História.

A Unidade 1 foi dividida em duas partes complementares para não sobrecarregar o descarregamento da página em aparelhos mais simples, com pouca capacidade de memória ou conexões muito lentas. Nessas duas primeiras unidades estão os elementos básicos da notação musical e recomenda-se estudá-las na ordem apresentada. A Unidade 2 trata de Intervalos e suas inversões. A Unidade 3 dedica-se à parte rítmica compreendendo fórmulas de compassos simples e compostos, quiálteras e outros tópicos relacionados. A Unidade 4 aborda a formaçção das escalas nos modos maior e menor e a Unidade 5 enfoca a formação de Acordes e suas inversões. Há também Unidades com Solfejos e Ditado tanto melódicos quanto rítmicos divididos em unidades separadas para melhor arrumação do conteúdo. Para completar a formação básica, há apontamentos gerais sobre história da Música geral e brasileira.