UNIDADE 8B.
Apontamentos de História da Música: do Barroco ao Classicismo.
Generalidades.
Esta Unidade contém os eventos mais importantes do Barroco ao final do Classicismo. Todo o texto aqui foi traduzido de: HANNING, Barbara Russano. Concise History of Western Music. 5a. ed. New York: Norton, 1998. Observaçoes feitas pelo trdutor estão marcadas entre colchetes.
9. A música do início do período Barroco (pp. 170-207).
- Prelúdio
- Características gerais da música Barroca.
- Duas práticas
- Escrita idiomática
- Os afetos
- Ritmo
- Basso continuo
- O novo contraponto
- Dissonância
- Cromatismo
- Tonalidades maiores e menores
- Início da Ópera
- Precursores
- A tragédia grega como modêlo
- A camerata florentina
- V. Galilei
- Monodia
- Primeiras óperas
- Caccini
- Peri e o estilo recitativo
- Euridice
- O Orfeo de Monteverdi
- Francesca Caccini
- Roma
- O Orfeo de Luigi Rossi
- A ópera veneziana
- Poppea de Monteverdi
- Cavalli e Cesti
- Características da ópera
- A música de câmara vocal
- A ária estrófica
- Padrões de ostinato barrocos
- Romanesca
- Chaconne e passacaglia
- O meio concertato
- O stile concitato de Monteverdi
- Os madrigais [em] concertato de Monteverdi
- Gêneros de música vocal solo
- Cantata
- Música da igreja
- A escola veneziana
- O moteto policoral veneziano
- A influência veneziana
- Gêneros de música sacra: católica e luterana
- O grande concerto
- Concerto para poucas vozes
- Uma ópera sacra
- O Oratório
- Jephte de Carrisimi
- Música da igreja luterana
- COncerto sacro na Alemanha
- Heinrich Schütz
- As Symphoniae sacrae de Schütz
- A música instrumental
- 1. Música de dança
- Suítes
- Schein
- Música francesa para alaúde e teclado
- A influência da técnica do alaúde
- Denis Gaultier
- Froberger
- 2. Composições improvisadas
- As toccate de Frescobaldi
- As toccate de Froberger
- 3. Gêneros contrapontísticos ou fugais (em contraponto imitativo contínuo ou não seccional)
- Ricercare
- Fantasia
- Música de conjuntos inglêsa
- 4. Canzona ou Sonata
- Canzona
- Sonata
- Biagio Marini
- 5. Variações
- As partite de Frescobaldi
- Variações de chorale
- Scheidt
- Poslúdio
[No original está toccatas, mas o plural em italiano de toccata é toccate, como será usado nesta tradução (N. do T.)]
10. A ópera e a música vocal no final do Século XVII (pp. 208-226).
- Prelúdio
- Ópera
- Veneza
- Cantores
- Tipos de árias
- Nápoles
- A. Scarlatti
- Tipos de recitativo
- A ária Da capo
- França
- A tragédie lyrique
- Lully
- Quinault
- O recitativo de Lully
- Récitatif simple e mesuré
- Ouverture
- Orquestra
- Inglaterra
- Masque
- Purcell
- Dido and Aeneas
- Alemanha
- R. Keiser
- A música vocal para câmara e igreja
- A cantata italiana
- A. Scarlatti
- França e Alemanha
- Inglaterra
- A música da igreja
- Oratório
- Música da igreja francesa
- O moteto
- F. Couperin
- Música da igreja luterana
- Buxtehude
- A cantata da igreja luterana
- A Paixão
- Poslúdio
11. Música instrumental no periodo Barroco tardio (pp. 227-248).
- Prelúdio
- Música para órgão
- Toccata
- Seções fugais
- Fuga
- Composições de chorale
- Chorale para órgão
- Ciclos de tonalidades e temperamento
- Variação chorale
- Fantasia chorale
- Prelúdio chorale
- Música para Cravo e Clavicórdio
- Tema e variações
- Suíte
- Jacquet de la Guerre
- As ordres de Couperin
- A passacaglia e a Chaconne
- Música de conjunto
- Sonatas para conjuntos
- Trio sonatas
- Solo sonatas
- Arcangelo Corelli
- Trio sonatas
- Sequências harmônicas
- Sonatas de igreja
- Sonatas de câmara
- Unidade de tonalidades
- Unidade de temas
- Solo sonatas
- Improvisação na execução instrumental
- Influência fora da Itália
- Ornamentação Barroca
- F. Couperin
- Conjuntos maiores
- Música de conjunto na Alemanha
- Música orquestral
- A suíte orquestral
- O concerto
- Os concertos de Corelli
- O concerto na Alemanha
- G. Torelli
- O ritornello
- Outros compositores de concerti
- Poslúdio
12. Música no início do Século XVIII (pp. 249-286).
- Prelúdio
- Antonio Vivaldi
- Veneza
- A Pietá
- A vida de Vivaldi
- As obras de Vivaldi
- Obras vocais
- Os Concertos
- Concertos solo
- Instrumentação dos concertos
- Forma dos concertos
- Forma do Allegro
- Os movimentos lentos
- Mudança de estilo
- Jean-Philippe Rameau
- La Pouplinière
- A vida de Rameau
- A ópera de Rameau
- A obra teórica de Rameau
- Características da ópera francesa
- O estilo musical de Rameau
- O estilo melódico
- O estilo harmônico
- Árias
- Coros
- Música instrumental
- Peças para clavecin [cravo]
- Johann Sebastian Bach
- A vida e as obras de Bach
- Obras para órgão
- Tocatas e fugas
- Orgelbüchlein
- Objetivos pedagógicos
- Prelúdios chorale
- O cravo bem temperado
- Prelúdios
- Fugas
- Suites
- Variações Goldberg
- Obras para solo e conjunto
- Concertos de Bandenburgo
- Concertos para cravo
- Suites orquestrais
- Outras obras instrumentais
- Bach em Leipzig: música vocal
- Cantatas de igreja
- Cantatas de Neumeister
- Cantatas chorale
- Cantatas seculares
- Paixões
- A Missa em Si menor
- Histórico de recepção
- George Frideric Händel
- Londres
- A vida de Händel
- Música instrumental
- Os concertos
- As óperas
- Árias
- Oratórios
- Papel e estilo dos coros
- Empréstimos de Händel
- Poslúdio
13. O período Clássico inicial: a ópera e música instrumntal no Século XVIII (pp. 287-314).
- Prelúdio
- Características gerais do novo estilo
- Melodia
- Periodicidade melódica
- Periodicidade harmônica
- Baixo de Alberti
- Contraste emocional
- Opera buffa
- Intermezzo
- Pergolesi, La serva padrona
- A opèra comique francesa
- Rousseau
- A ballad opera inglesa
- O Singspeiel alemão
- Opera seria
- Metastasio
- Estrutura musical
- A ária
- Da capo abreviada
- Reinado dos cantores
- Novas características das árias da capo
- Hasse
- Burney sobre Hasse
- Faustina Bordoni
- Ornamentação vocal
- A reforma da ópera
- Gluck
- A Querelle des bouffons
- Música instrumental: Sonatas, Sinfonias e Concertos
- Sonata
- D. Scarlatti
- Primeiras Sinfonias
- Forma sonata
- O estilo Empfindsam
- W. F. Bach
- C. P. E. Bach
- Principais características do estilo empfindsam
- Sturm und Drang
- Compositores sinfônicos alemães
- Mannheim e Stamitz
- Viena
- Berlin
- Os concertos de J. C. Bach
- Poslúdio
14. O final do Século XVIII: Haydn e Mozart (pp. 315-349).
- Prelúdio
- Franz Joseph Haydn (1732-1809)
- Início da vida
- A serviço de Esterházy
- A música instrumental de Haydn
- Forma sinfônica
- Forma do primeiro movimento
- Exposição
- Desenvolvimento
- Recapitulação
- Minueto e trio
- Finale
- As sinfonias de 1768-74
- Sturm und Drang
- Movimentos lentos
- A Sinfonia do Adeus
- As sinfonias de 1774-88
- Sinfonia No. 56
- As sinfonias Paris
- As sinfonias Nos. 88 a 92
- As sinfonias Londres
- Efeitos especiais
- Orquestração
- Harmonia
- Movimentos em forma sonata
- Finales
- Os Quartetos de Cordas
- Os quartetos até 1781
- Fugas
- Movimentos em forma sonata
- Opus 33
- O humor no Opus 33
- Os quartetos de 1785-90
- Os últimos quartetos
- Opus 76, No. 3
- Os minuetos do Opus 76
- Sonatas para teclado
- As obras vocais de Haydn
- Operas
- Música de igreja
- Missas
- Oratórios
- A Criação e as Estações
- Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
- Os anos de Mozart em Salzburg
- Sonatas para piano
- Temas
- Outras músicas instrumentais
- Os anos de Mozart em Viena
- van Swieten
- Obras para piano solo
- Os quartetos Haydn
- Os quintetos
- As sinfonias
- Introduções
- Finales
- Concertos para piano
- Forma
- Elementos barrocos
- O típico segundo movimento
- O típico Finale
- Cadenzas
- Óperas
- Figaro
- Don Giovanni
- Così fan tutte
- Die Entführung
- Die Zauberflöte
- Música de igreja
- Missas
- Requiem
- Poslúdio
15. Ludwig van Beethoven (1770-1827) (pp. 350-372).
- Prelúdio
- O primeiro período
- Patronos
- Sonatas para piano
- Música de câmara
- Primeira Sinfonia
- Segunda Sinfonia
- Segundo período
- Sinfonia Heróica
- Dramatização dos temas na Heróica
- Beethoven, Napoleão e a Heróica
- A Marcha Fúnebre na Heróica
- Fidelio
- Os quartetos Rasumovsky
- Op. 59, No. 1
- As sinfonias intermediárias
- A Quinta Sinfonia
- A Sinfonia Pastoral
- A Sétima Sinfonia
- A Oitava Sinfonia
- As Aberturas
- Sonatas para piano
- As sonatas Waldstein e Appassionata
- Concertos para piano
- Terceiro período
- Características do estilo tardio de Beethoven
- As Variações
- Continuidade
- Passagens improvisadas
- Textura fugal
- Novas sonoridades
- O Quarteto Op. 131
- A Missa solemnis
- Dívida com Haydn
- A Nona Sinfonia
- A forma do finale da Nona Simfonia
- Poslúdio
Fim da Unidade 8B.
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