UNIDADE 8B.

Apontamentos de História da Música: do Barroco ao Classicismo.

Generalidades.

Esta Unidade contém os eventos mais importantes do Barroco ao final do Classicismo. Todo o texto aqui foi traduzido de: HANNING, Barbara Russano. Concise History of Western Music. 5a. ed. New York: Norton, 1998. Observaçoes feitas pelo trdutor estão marcadas entre colchetes.


9. A música do início do período Barroco (pp. 170-207).

  • Prelúdio
  • Características gerais da música Barroca.
    • Duas práticas
    • Escrita idiomática
    • Os afetos
    • Ritmo
    • Basso continuo
    • O novo contraponto
    • Dissonância
    • Cromatismo
    • Tonalidades maiores e menores
  • Início da Ópera
    • Precursores
    • A tragédia grega como modêlo
    • A camerata florentina
    • V. Galilei
    • Monodia
    • Primeiras óperas
    • Caccini
    • Peri e o estilo recitativo
    • Euridice
    • O Orfeo de Monteverdi
    • Francesca Caccini
    • Roma
    • O Orfeo de Luigi Rossi
    • A ópera veneziana
    • Poppea de Monteverdi
    • Cavalli e Cesti
    • Características da ópera
  • A música de câmara vocal
    • A ária estrófica
    • Padrões de ostinato barrocos
      • Romanesca
      • Chaconne e passacaglia
    • O meio concertato
    • O stile concitato de Monteverdi
    • Os madrigais [em] concertato de Monteverdi
    • Gêneros de música vocal solo
    • Cantata
    • Música da igreja
  • A escola veneziana
    • O moteto policoral veneziano
    • A influência veneziana
  • Gêneros de música sacra: católica e luterana
    • O grande concerto
    • Concerto para poucas vozes
    • Uma ópera sacra
    • O Oratório
    • Jephte de Carrisimi
    • Música da igreja luterana
    • COncerto sacro na Alemanha
    • Heinrich Schütz
    • As Symphoniae sacrae de Schütz
  • A música instrumental
    • 1. Música de dança
      • Suítes
      • Schein
      • Música francesa para alaúde e teclado
      • A influência da técnica do alaúde
      • Denis Gaultier
      • Froberger
    • 2. Composições improvisadas
      • As toccate de Frescobaldi
      • [No original está toccatas, mas o plural em italiano de toccata é toccate, como será usado nesta tradução (N. do T.)]

      • As toccate de Froberger
    • 3. Gêneros contrapontísticos ou fugais (em contraponto imitativo contínuo ou não seccional)
      • Ricercare
      • Fantasia
      • Música de conjuntos inglêsa
    • 4. Canzona ou Sonata
      • Canzona
      • Sonata
      • Biagio Marini
    • 5. Variações
      • As partite de Frescobaldi
      • Variações de chorale
      • Scheidt
  • Poslúdio

10. A ópera e a música vocal no final do Século XVII (pp. 208-226).

  • Prelúdio
  • Ópera
    • Veneza
      • Cantores
      • Tipos de árias
    • Nápoles
      • A. Scarlatti
      • Tipos de recitativo
      • A ária Da capo
    • França
      • A tragédie lyrique
      • Lully
      • Quinault
      • O recitativo de Lully
      • Récitatif simple e mesuré
      • Ouverture
      • Orquestra
    • Inglaterra
      • Masque
      • Purcell
      • Dido and Aeneas
    • Alemanha
      • R. Keiser
  • A música vocal para câmara e igreja
    • A cantata italiana
    • A. Scarlatti
    • França e Alemanha
    • Inglaterra
    • A música da igreja
    • Oratório
    • Música da igreja francesa
    • O moteto
    • F. Couperin
    • Música da igreja luterana
    • Buxtehude
    • A cantata da igreja luterana
    • A Paixão
  • Poslúdio

11. Música instrumental no periodo Barroco tardio (pp. 227-248).

  • Prelúdio
  • Música para órgão
    • Toccata
    • Seções fugais
    • Fuga
    • Composições de chorale
    • Chorale para órgão
    • Ciclos de tonalidades e temperamento
    • Variação chorale
    • Fantasia chorale
    • Prelúdio chorale
  • Música para Cravo e Clavicórdio
    • Tema e variações
    • Suíte
    • Jacquet de la Guerre
    • As ordres de Couperin
    • A passacaglia e a Chaconne
  • Música de conjunto
    • Sonatas para conjuntos
    • Trio sonatas
    • Solo sonatas
      • Arcangelo Corelli
        • Trio sonatas
        • Sequências harmônicas
        • Sonatas de igreja
        • Sonatas de câmara
        • Unidade de tonalidades
        • Unidade de temas
        • Solo sonatas
        • Improvisação na execução instrumental
        • Influência fora da Itália
        • Ornamentação Barroca
        • F. Couperin
      • Conjuntos maiores
        • Música de conjunto na Alemanha
        • Música orquestral
        • A suíte orquestral
        • O concerto
        • Os concertos de Corelli
        • O concerto na Alemanha
        • G. Torelli
        • O ritornello
        • Outros compositores de concerti
  • Poslúdio

12. Música no início do Século XVIII (pp. 249-286).

  • Prelúdio
    • Antonio Vivaldi
      • Veneza
      • A Pietá
      • A vida de Vivaldi
      • As obras de Vivaldi
      • Obras vocais
      • Os Concertos
      • Concertos solo
      • Instrumentação dos concertos
      • Forma dos concertos
      • Forma do Allegro
      • Os movimentos lentos
      • Mudança de estilo
    • Jean-Philippe Rameau
      • La Pouplinière
      • A vida de Rameau
      • A ópera de Rameau
      • A obra teórica de Rameau
      • Características da ópera francesa
      • O estilo musical de Rameau
      • O estilo melódico
      • O estilo harmônico
      • Árias
      • Coros
      • Música instrumental
      • Peças para clavecin [cravo]
    • Johann Sebastian Bach
      • A vida e as obras de Bach
        • Obras para órgão
          • Tocatas e fugas
          • Orgelbüchlein
          • Objetivos pedagógicos
          • Prelúdios chorale
          • O cravo bem temperado
          • Prelúdios
          • Fugas
          • Suites
          • Variações Goldberg
        • Obras para solo e conjunto
          • Concertos de Bandenburgo
          • Concertos para cravo
          • Suites orquestrais
          • Outras obras instrumentais
        • Bach em Leipzig: música vocal
          • Cantatas de igreja
          • Cantatas de Neumeister
          • Cantatas chorale
          • Cantatas seculares
          • Paixões
          • A Missa em Si menor
        • Histórico de recepção
    • George Frideric Händel
      • Londres
      • A vida de Händel
      • Música instrumental
      • Os concertos
      • As óperas
      • Árias
      • Oratórios
      • Papel e estilo dos coros
      • Empréstimos de Händel
  • Poslúdio

13. O período Clássico inicial: a ópera e música instrumntal no Século XVIII (pp. 287-314).

  • Prelúdio
  • Características gerais do novo estilo
    • Melodia
    • Periodicidade melódica
    • Periodicidade harmônica
    • Baixo de Alberti
    • Contraste emocional
  • Opera buffa
    • Intermezzo
    • Pergolesi, La serva padrona
    • A opèra comique francesa
    • Rousseau
    • A ballad opera inglesa
    • O Singspeiel alemão
  • Opera seria
    • Metastasio
    • Estrutura musical
    • A ária
    • Da capo abreviada
    • Reinado dos cantores
    • Novas características das árias da capo
    • Hasse
    • Burney sobre Hasse
    • Faustina Bordoni
    • Ornamentação vocal
  • A reforma da ópera
    • Gluck
    • A Querelle des bouffons
  • Música instrumental: Sonatas, Sinfonias e Concertos
    • Sonata
      • D. Scarlatti
      • Primeiras Sinfonias
      • Forma sonata
    • O estilo Empfindsam
      • W. F. Bach
      • C. P. E. Bach
      • Principais características do estilo empfindsam
      • Sturm und Drang
    • Compositores sinfônicos alemães
      • Mannheim e Stamitz
      • Viena
      • Berlin
    • Os concertos de J. C. Bach
  • Poslúdio

14. O final do Século XVIII: Haydn e Mozart (pp. 315-349).

  • Prelúdio
  • Franz Joseph Haydn (1732-1809)
    • Início da vida
    • A serviço de Esterházy
  • A música instrumental de Haydn
    • Forma sinfônica
      • Forma do primeiro movimento
      • Exposição
      • Desenvolvimento
      • Recapitulação
      • Minueto e trio
      • Finale
    • As sinfonias de 1768-74
      • Sturm und Drang
      • Movimentos lentos
      • A Sinfonia do Adeus
    • As sinfonias de 1774-88
      • Sinfonia No. 56
      • As sinfonias Paris
      • As sinfonias Nos. 88 a 92
    • As sinfonias Londres
      • Efeitos especiais
      • Orquestração
      • Harmonia
      • Movimentos em forma sonata
      • Finales
    • Os Quartetos de Cordas
      • Os quartetos até 1781
      • Fugas
      • Movimentos em forma sonata
      • Opus 33
      • O humor no Opus 33
      • Os quartetos de 1785-90
      • Os últimos quartetos
      • Opus 76, No. 3
      • Os minuetos do Opus 76
    • Sonatas para teclado
  • As obras vocais de Haydn
    • Operas
    • Música de igreja
    • Missas
    • Oratórios
    • A Criação e as Estações
  • Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
  • Os anos de Mozart em Salzburg
    • Sonatas para piano
    • Temas
    • Outras músicas instrumentais
  • Os anos de Mozart em Viena
    • van Swieten
    • Obras para piano solo
    • Os quartetos Haydn
    • Os quintetos
    • As sinfonias
      • Introduções
      • Finales
    • Concertos para piano
      • Forma
      • Elementos barrocos
      • O típico segundo movimento
      • O típico Finale
      • Cadenzas
    • Óperas
      • Figaro
      • Don Giovanni
      • Così fan tutte
      • Die Entführung
      • Die Zauberflöte
    • Música de igreja
      • Missas
      • Requiem
  • Poslúdio

15. Ludwig van Beethoven (1770-1827) (pp. 350-372).

  • Prelúdio
  • O primeiro período
    • Patronos
    • Sonatas para piano
    • Música de câmara
    • Primeira Sinfonia
    • Segunda Sinfonia
  • Segundo período
    • Sinfonia Heróica
    • Dramatização dos temas na Heróica
    • Beethoven, Napoleão e a Heróica
    • A Marcha Fúnebre na Heróica
    • Fidelio
    • Os quartetos Rasumovsky
    • Op. 59, No. 1
    • As sinfonias intermediárias
    • A Quinta Sinfonia
    • A Sinfonia Pastoral
    • A Sétima Sinfonia
    • A Oitava Sinfonia
    • As Aberturas
    • Sonatas para piano
    • As sonatas Waldstein e Appassionata
    • Concertos para piano
  • Terceiro período
    • Características do estilo tardio de Beethoven
    • As Variações
    • Continuidade
    • Passagens improvisadas
    • Textura fugal
    • Novas sonoridades
    • O Quarteto Op. 131
    • A Missa solemnis
    • Dívida com Haydn
    • A Nona Sinfonia
    • A forma do finale da Nona Simfonia
  • Poslúdio

Fim da Unidade 8B.

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