UNIDADE 8A.

Apontamentos de História da Música: da Antiguidade à Renascença.

Generalidades.

A história da Música é matéria inesgotável e sujeita a muitas versões e interpretações dos fatos históricos ligado à música. Encontra-se aqui apenas alguns apontamentos muito resumidos de modo a dar uma orientação aos estudantes para estudos mais aprofundados. Esta Unidade traça os principais eventos desde as origens da música ocidental na Grécia e Roma antigas até o final da Renascença. Todo o texto aqui foi traduzido de: HANNING, Barbara Russano. Concise History of Western Music. 5a. ed. New York: Norton, 1998. Observaçoes feitas pelo trdutor estão marcadas entre colchetes.


1. Música na Grécia antiga e na Roma cristã primitiva (pp. 1-17).

  • Prelúdio
  • A música na vida e no pensamento da Grécia antiga.
  • Na mitologia grega a música tinha uma origem divina. As pessoas acreditavam que ela podia curar doenças, purificar o corpo e a mente e, operar milagres.

    • Música grega existente
    • Teoria grega
    • Música e números
    • Música e poesia
    • A doutrina do ethos
    • Teoria da imitação
    • Música na educação
    • Música e política
    • O sistema harmônico
    • Tetracordes
  • A igreja cristã primitiva: o pensamento musical
    • O declínio de Roma
    • Teoria grega
    • Os pais da igreja
    • Os perigos da música
    • A transmissão da teoria da música grega
    • Martianus Capella
    • Boécio
  • A igreja cristã primitiva: a prática musical
    • A herança judaica
    • A missa cristã
    • Salmos e hinos
    • As igrejas orientais
    • As igrejas ocidentais
    • Dialetos do canto
    • Canto Ambrosiano
    • Salmodia responsorial
    • O domínio musical de Roma
    • O canto gregoriano
  • Poslúdio
  • Embora alguns detalhes sejam desconhecidos, de maneira geral, as seguintes características sobre o mundo antigo são conhecidas.

    1. a música consistia de uma única linha melódica;
    2. a melodia estava intimamente ligada ao ritmo e ao metro das palavras;
    3. as execuções musicais eram improvisadas (não lidas de notação) de acordo com convenções aceitas;
    4. os filósofos acreditavam que a música era um sistema ordenado, interligado com o sistema da natureza e uma força no pensamento e na conduta humana;
    5. uma teoria acústica cientificamente baseada estava em formação;
    6. escalas eram construídas a partir de tetracordes; e
    7. a terminologia musical estava bem desenvolvida.

    Os últimos 3 elementos dessa tradição eram especificamente gregos; os outros eram comuns também entre outras culturas do mundo antigo.


2. O canto e a canção secular na Idade Média, 400-1450 (pp. 18-42).

  • Prelúdio
  • Canto e liturgia romanos.
  • Inclui algumas das melodias mais antigas e nobres já criadas e também serviram de inspiração para muita música de arte ocidental até o Século XVI.

    • Liturgia
    • O Ofício
    • A Missa
    • A notação do canto
  • Classes, formas e tipos de cantos
    • Colocação do texto
    • Estrutura melódica
    • Formas do canto
    • Cantos do Ofício
      • Tons dos Salmos
      • Doxologia
      • Salmodia antifonal
      • Antífonas
    • Cantos da Missa
      • Introito
      • Gradual e Aleluia
      • Execução responsorial
      • Cantos do ordinário
      • Kyrie
    • Desenvolvimentos posteriores do canto
      • Tropos
      • Sequências
      • Drama litúrgico
      • Hildegard de Bingen
      • Kyrie
  • Teoria e prática da música medieval
    • Os modos da igreja
    • Solmização
    • A mão guidoniana
    • A pauta
  • Monodia não litúrgica e secular
    • canções dos goliardos
    • Conductus
    • Canção de gesta
    • Jongleurs
    • Troubadours e trouvéres
    • Tipos de canções
    • Pastourelle
    • Letras provençais
    • Bernart de Ventadorn
    • Estrutura típica da canção
    • Beatriz de Dia
    • Minnesinger
    • Meistersinger
  • Poslúdio

3. A música polifônica desde o seu início até o Século XIII (pp. 43-61).

  • Prelúdio
    • Polifonia
    • Composição
  • O Organum primitivo
    • O tropiário de Winchester
    • Organum florido
    • Organum purum
    • Descante
    • Notação do organum
  • O organum de Notre Dame
    • Léonin [ou Leoninus]
    • Clausula
    • Pérotin [ou Perotinus]
    • Substitute Clauselae
    • Organum duplo e triplo
  • O Conductus polifônico
  • O Moteto
    • Cantus firmus
    • O moteto franconiano
  • Poslúdio

4. A música francesa e italiana no Século XIV (pp. 62-82).

  • Prelúdio
    • Philippe de Vitry
  • A Ars Nova na França
    • O moteto
    • Roman de Fauvel
    • O moteto isorítmico
      • Guillaume de Machaut
        • Motetos
        • Missa
        • Canções de amor
        • Tratados da Ars Nova
        • A balada e o estilo da balada
        • Rondó
  • O trecento italiano
    • O Codex Squarcialupi
    • O madrigal
    • A Caccia
    • A Ballata
    • Francesco Landini
    • Cadências de Landini
    • Influência francesa
    • O final do Século XIV
  • Teoria e prática no Século XIV
    • Musica ficta
    • Acidentes
    • Instrumentos
      • Instrumentos altos e baixos
      • Os termos altos e baixos referem-se ao volume: fortes e fracos, não ao registro: agudos e graves [N. do T.]

      • Instrumentos de teclado
  • Poslúdio

5. A Inglaterra e as terras da Borgonha no Século XV: início de um estilo internacional (pp. 83-98).

  • Prelúdio
  • A música inglesa e sua influência
    • Fauxbourdon
    • Dunstable
    • Os motetos de Dunstable
  • A música nas terras da Borgonha
    • Guillaume Dufay
    • Gilles Binchois
    • Gêneros e estilos
    • Cadências
    • Motetos borgonheses
    • Motetos isorítmicos
    • Missas
    • Missa com tenor
    • Missa Se la face ay pale
    • Textura em camadas nas missas de Dufay
    • Consonância e dissonância nas missas de Dufay
  • Poslúdio

6. A era da Renascença: a música nos Países Baixos (pp. 99-119).

  • Prelúdio
  • A cultura musical da Renascença
    • Humanismo
    • Gaffurio
    • O poder dos modos antigos
    • Glareanus
    • Afinação
    • Consonância e dissonância
    • Tinctoris
    • Música e palavras
    • Música e pintura
    • Petrucci
    • Por que a Itália?
  • Compositores do norte e sua música
    • Ockeghem
    • Missas
    • O Cânone
    • Cânones mensurados
    • Chansons de Ockeghem
  • Josquin e seus contemporâneos
    • Os alunos de Ockeghem
    • Odhecaton
    • Chansons
    • Chansons de Josquin
    • Josquin des Prez
      • Carreira
      • Motetos
      • Texto e música
      • Falsobordone
      • Imitação fugada
      • Missas
      • Missa imitativa
  • Poslúdio

7. A era da Renascença: novas correntes no Século XVI (pp. 120-149).

  • Prelúdio
  • A geração após Josquin (1520-1550)
    • Adrian Willaert
      • Atenção ao texto
      • Cadências
      • Nova textura
      • Aderência ao modo
  • A ascenção de estilos nacionais: Itália
    • Frottola e lauda
    • Villanella
    • Canzonetta e balletto
    • o movimento petrarquista
  • O madrigal italiano
    • O ambiente social
    • Concerto delle donne
    • Vozes
    • Arcadelt
    • Rore
    • Outros nortistas
    • Marenzio
    • Vicentino
    • Luzzaschi
    • Gesualdo
    • Monteverdi
  • A ascenção de estilos nacionais: a canção secular fora da Itália
    • A chanson francesa
    • Attaingnant
    • A chanson parisiense
    • Sermisy
    • Janequin
    • A chanson franco-flamenga
    • O madrigal inglês
    • Morley
    • Weelkes
    • The Triumphes of Oriana
    • Canções para alaúde inglesas
    • Dowland
    • O Lied alemão
  • A ascenção da música instrumental
  • Categorias de música instrumental
    • Música de dança
      • dança social
      • Ballet
      • Mistura de danças
    • Peças improvisadas
      • Basse danse
      • Outros gêneros improvisados
      • Toccata
    • Gêneros contrapontísticos
      • Ricercare
    • Canzona ou Sonata
      • Canzona
      • Sonata
    • Variações
      • Os virginalistas ingleses
      • Temas
    • Poslúdio

    8. A música da igreja do final da Renascença e a Reforma (pp. 150-169).

    • Prelúdio
    • A música da Reforma na Alemanha
      • A música da igreja luterana
      • A missa alemã
      • O chorale luterano
      • Contrafacta
      • Configurações polifônicas de chorale
    • A música da igreja da Reforma fora da Alemaanha
      • O saltério francês
      • Inglaterra
      • Taverber
      • Tallis
    • A contrarreforma
      • O Concílio de Trento
        • Palestrina
          • Carreira
          • Edição de livros de canto
          • Estilo
          • Missas
          • Forma
          • Compreensão do texto
        • Contemporâneos de Palestrina
          • Victoria
          • Lasso
          • Byrd
    • Poslúdio

    Fim da Unidade 8A.

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