UNIDADE 8A.
Apontamentos de História da Música: da Antiguidade à Renascença.
Generalidades.
A história da Música é matéria inesgotável e sujeita a muitas versões e interpretações dos fatos históricos ligado à música. Encontra-se aqui apenas alguns apontamentos muito resumidos de modo a dar uma orientação aos estudantes para estudos mais aprofundados. Esta Unidade traça os principais eventos desde as origens da música ocidental na Grécia e Roma antigas até o final da Renascença. Todo o texto aqui foi traduzido de: HANNING, Barbara Russano. Concise History of Western Music. 5a. ed. New York: Norton, 1998. Observaçoes feitas pelo trdutor estão marcadas entre colchetes.
1. Música na Grécia antiga e na Roma cristã primitiva (pp. 1-17).
- Prelúdio
- A música na vida e no pensamento da Grécia antiga.
- Música grega existente
- Teoria grega
- Música e números
- Música e poesia
- A doutrina do ethos
- Teoria da imitação
- Música na educação
- Música e política
- O sistema harmônico
- Tetracordes
- A igreja cristã primitiva: o pensamento musical
- O declínio de Roma
- Teoria grega
- Os pais da igreja
- Os perigos da música
- A transmissão da teoria da música grega
- Martianus Capella
- Boécio
- A igreja cristã primitiva: a prática musical
- A herança judaica
- A missa cristã
- Salmos e hinos
- As igrejas orientais
- As igrejas ocidentais
- Dialetos do canto
- Canto Ambrosiano
- Salmodia responsorial
- O domínio musical de Roma
- O canto gregoriano
- Poslúdio
- a música consistia de uma única linha melódica;
- a melodia estava intimamente ligada ao ritmo e ao metro das palavras;
- as execuções musicais eram improvisadas (não lidas de notação) de acordo com convenções aceitas;
- os filósofos acreditavam que a música era um sistema ordenado, interligado com o sistema da natureza e uma força no pensamento e na conduta humana;
- uma teoria acústica cientificamente baseada estava em formação;
- escalas eram construídas a partir de tetracordes; e
- a terminologia musical estava bem desenvolvida.
Na mitologia grega a música tinha uma origem divina. As pessoas acreditavam que ela podia curar doenças, purificar o corpo e a mente e, operar milagres.
Embora alguns detalhes sejam desconhecidos, de maneira geral, as seguintes características sobre o mundo antigo são conhecidas.
Os últimos 3 elementos dessa tradição eram especificamente gregos; os outros eram comuns também entre outras culturas do mundo antigo.
2. O canto e a canção secular na Idade Média, 400-1450 (pp. 18-42).
- Prelúdio
- Canto e liturgia romanos.
- Liturgia
- O Ofício
- A Missa
- A notação do canto
- Classes, formas e tipos de cantos
- Colocação do texto
- Estrutura melódica
- Formas do canto
- Cantos do Ofício
- Tons dos Salmos
- Doxologia
- Salmodia antifonal
- Antífonas
- Cantos da Missa
- Introito
- Gradual e Aleluia
- Execução responsorial
- Cantos do ordinário
- Kyrie
- Desenvolvimentos posteriores do canto
- Tropos
- Sequências
- Drama litúrgico
- Hildegard de Bingen
- Kyrie
- Teoria e prática da música medieval
- Os modos da igreja
- Solmização
- A mão guidoniana
- A pauta
- Monodia não litúrgica e secular
- canções dos goliardos
- Conductus
- Canção de gesta
- Jongleurs
- Troubadours e trouvéres
- Tipos de canções
- Pastourelle
- Letras provençais
- Bernart de Ventadorn
- Estrutura típica da canção
- Beatriz de Dia
- Minnesinger
- Meistersinger
- Poslúdio
Inclui algumas das melodias mais antigas e nobres já criadas e também serviram de inspiração para muita música de arte ocidental até o Século XVI.
3. A música polifônica desde o seu início até o Século XIII (pp. 43-61).
- Prelúdio
- Polifonia
- Composição
- O Organum primitivo
- O tropiário de Winchester
- Organum florido
- Organum purum
- Descante
- Notação do organum
- O organum de Notre Dame
- Léonin [ou Leoninus]
- Clausula
- Pérotin [ou Perotinus]
- Substitute Clauselae
- Organum duplo e triplo
- O Conductus polifônico
- O Moteto
- Cantus firmus
- O moteto franconiano
- Poslúdio
4. A música francesa e italiana no Século XIV (pp. 62-82).
- Prelúdio
- Philippe de Vitry
- A Ars Nova na França
- O moteto
- Roman de Fauvel
- O moteto isorítmico
- Guillaume de Machaut
- Motetos
- Missa
- Canções de amor
- Tratados da Ars Nova
- A balada e o estilo da balada
- Rondó
- O trecento italiano
- O Codex Squarcialupi
- O madrigal
- A Caccia
- A Ballata
- Francesco Landini
- Cadências de Landini
- Influência francesa
- O final do Século XIV
- Teoria e prática no Século XIV
- Musica ficta
- Acidentes
- Instrumentos
- Instrumentos altos e baixos
- Instrumentos de teclado
- Poslúdio
Os termos altos e baixos referem-se ao volume: fortes e fracos, não ao registro: agudos e graves [N. do T.]
5. A Inglaterra e as terras da Borgonha no Século XV: início de um estilo internacional (pp. 83-98).
- Prelúdio
- A música inglesa e sua influência
- Fauxbourdon
- Dunstable
- Os motetos de Dunstable
- A música nas terras da Borgonha
- Guillaume Dufay
- Gilles Binchois
- Gêneros e estilos
- Cadências
- Motetos borgonheses
- Motetos isorítmicos
- Missas
- Missa com tenor
- Missa Se la face ay pale
- Textura em camadas nas missas de Dufay
- Consonância e dissonância nas missas de Dufay
- Poslúdio
6. A era da Renascença: a música nos Países Baixos (pp. 99-119).
- Prelúdio
- A cultura musical da Renascença
- Humanismo
- Gaffurio
- O poder dos modos antigos
- Glareanus
- Afinação
- Consonância e dissonância
- Tinctoris
- Música e palavras
- Música e pintura
- Petrucci
- Por que a Itália?
- Compositores do norte e sua música
- Ockeghem
- Missas
- O Cânone
- Cânones mensurados
- Chansons de Ockeghem
- Josquin e seus contemporâneos
- Os alunos de Ockeghem
- Odhecaton
- Chansons
- Chansons de Josquin
- Josquin des Prez
- Carreira
- Motetos
- Texto e música
- Falsobordone
- Imitação fugada
- Missas
- Missa imitativa
- Poslúdio
7. A era da Renascença: novas correntes no Século XVI (pp. 120-149).
- Prelúdio
- A geração após Josquin (1520-1550)
- Adrian Willaert
- Atenção ao texto
- Cadências
- Nova textura
- Aderência ao modo
- A ascenção de estilos nacionais: Itália
- Frottola e lauda
- Villanella
- Canzonetta e balletto
- o movimento petrarquista
- O madrigal italiano
- O ambiente social
- Concerto delle donne
- Vozes
- Arcadelt
- Rore
- Outros nortistas
- Marenzio
- Vicentino
- Luzzaschi
- Gesualdo
- Monteverdi
- A ascenção de estilos nacionais: a canção secular fora da Itália
- A chanson francesa
- Attaingnant
- A chanson parisiense
- Sermisy
- Janequin
- A chanson franco-flamenga
- O madrigal inglês
- Morley
- Weelkes
- The Triumphes of Oriana
- Canções para alaúde inglesas
- Dowland
- O Lied alemão
- A ascenção da música instrumental
- Categorias de música instrumental
- Música de dança
- dança social
- Ballet
- Mistura de danças
- Peças improvisadas
- Basse danse
- Outros gêneros improvisados
- Toccata
- Gêneros contrapontísticos
- Ricercare
- Canzona ou Sonata
- Canzona
- Sonata
- Variações
- Os virginalistas ingleses
- Temas
- Poslúdio
- Prelúdio
- A música da Reforma na Alemanha
- A música da igreja luterana
- A missa alemã
- O chorale luterano
- Contrafacta
- Configurações polifônicas de chorale
- A música da igreja da Reforma fora da Alemaanha
- O saltério francês
- Inglaterra
- Taverber
- Tallis
- A contrarreforma
- O Concílio de Trento
- Palestrina
- Carreira
- Edição de livros de canto
- Estilo
- Missas
- Forma
- Compreensão do texto
- Contemporâneos de Palestrina
- Victoria
- Lasso
- Byrd
- Poslúdio
8. A música da igreja do final da Renascença e a Reforma (pp. 150-169).
Fim da Unidade 8A.
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