UNIDADE 6A.
Solfejos Melódicos.
Generalidades.
A palavra solfejo refere-se à habilidade de ler as notas em uma partitura e entoá-las corretamente. Pode ser melódico ou rítmico (ou métrico). Há vários métodos para ensinar e praticar essa habilidade musical. Alguns são derivados da manosolfa, ooutros usam números de graus, outros com Dó móvel ou Dó fixo etc. Está fora do escopo dessas informações preliminares discutir as vantagens e desvantagens desses métodos ou abordagens. O método que se utilizará é o que se baseia no Dó fixo. Neste método, as notas são emitidas sempre com seus nomes, independente de serem alteradas por sustenidos, bemóis etc.
Extensão e tessitura vocal.
Nesta Unidade será necessário cantar muito. O termo extensão refere-se ao total de notas que um instrumento ou uma voz é capaz de produzir, ainda que limites definidos variem ligeiramente a depender da qualidade do instrumento, da técnica do executante ou da educação vocal de cada pessoa. O termo tessitura refere-se à extensão que se utiliza mais comumente em uma determinada categoria de instrumentos ou vozes ou ao âmbito entre a nota mais grave e a mais aguda de uma voz ou parte instrumental.
Tessitura geral das vozes.
As vozes para o canto estão divididas em masculinas e femininas. As vozes masculinas cantam uma oitava mais grave do que as vozes femininas. Cada um desses dois grupos tem vozes graves e vozes agudas. As vozes masculinas graves são denominadas de Baixos e as agudas de Tenores. As vozes femininas graves são denominadas de Contraltos (ou apenas Altos) e as agudas de Sopranos. Há outras classificações tais como: Barítonos (voz intermediaria entre os Baixos e os Tenores e os Meio-soparanos (voz intermediária entre os Contraltos e os Sopranos). Há vozes especiais denominadas de Contratenores que são vozes masculinas capazes de cantar em registros ainda mais agudos do que o dos tenores. As vozes infantís (ditas vozes brancas) em geral tem uma tessitura um quarta acima das vozes dos adultos; em sua classificação empregam-se termos como Sopraninos, Contraltinos e Tenorinos. Há ainda classificações quanto às características técnicas e timbrísticas da voz, por exemplo: Soprano spinto, colatura, ligeiro, dramático etc. O estudo de todos esses tipos está fora do escopo desse texto.
Para efeito dos solfejos neste curso, utilizar-se-á as seguintes tessituras:
Intervalos melódicos simples
Ainda que haja muitos intervalos com diferentes denominações, em termos de som há apenas 12 (13 contando o uníssono que não é de fato um intervalo). No Quadro a seguir pode-se ver um exemplo escrito e um áudio além das várias designações que o intervalo pode receber. Com exceção do intervalo de primeira, todos os outros estão apresentados primeiro na direção ascendente e logo em seguida na direção descendente. (Ver a Unidade 2 para conhecer mais sobre intervalos se é que ainda não os estudou.)
Exemplo | Áudio | Equivalentes |
---|---|---|
Segunda diminuta. | ||
Primeira aumentada. | ||
Terça diminuta. | ||
Segunda aumentada. | ||
Quarta diminuta. | ||
Terça aumentada; quinta diminuta. | ||
Quarta aumentada. | ||
Quinta aumentada. | ||
Sétima diminuta. | ||
Sexta aumentada. | ||
Oitava diminuta. | ||
Sétima aumentada. |
Todos os intervalos aqui estão escritos começando com a nota Dó, mas é importante praticá-los começando a partir de qualquer nota. Fazer isso o tornará proficiente em intervalos e, o estudo das escalas vai exigir que os intervalos a partir de qualquer nota estejam solidamente conhecidos e praticados.
Intervalos harmônicos simples
Os intervalos harmônicos também podem receber varias designações, entretanto, em termos sonoros são apenas 12 (13 se se considera o intervalo de primeira justa (uníssono)). A seguir estão os intervalos para serem praticados tanto na disposição com a nota mais grave fixa quanto com a nota mais aguda fixa. Nos exemplos a nota fixa é sempre o Dó e cada intervalo é tocado 3 vezes. Pode-se praticar primeiro a coluna com a nota mais grave fixa e depois a coluna com a nota mais aguda fixa. Finalmente, pode-se praticar por linhas. Praticar os intervalos harmônicos começando com todas as outras notas trará benefícios importantes para a proficiència em percepção musical.
Nota grave fixa | Áudio | Nota aguda fixa | Áudio |
---|---|---|---|
1J | 1J | ||
2m | 2m | ||
2M | 2M | ||
3m | 3m | ||
3M | 3M | ||
4J | 4J | ||
4+ | mesmo som | 5º | mesmo som |
5J | 5J | ||
6m | 6m | ||
6M | 6M | ||
7m | 7m | ||
7m | 7m | ||
8J | 8J |
Fim da Unidade 6A (Solfejos melódicos).
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