Extraído de: Jeppesen, Knud. Counterpoint: The poliphonic Vocal Style of the Seexteenth Century. Glen Haydon, trad. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, 1939. [orig. 1931.]
[Note que o autor usa valores de notas referentes à indicação de compasso alla breve, portanto, as proporções para outras configurações de compassos devem ser mantidas]
Da disposição do texto
Neste livro, quando trabalharmos sem um cantus firmus, usaremos palavras. Sem palavras a polifonia vocal na realidade perde seu alicerce. Por estas razões, eu gostaria de dedicar algumas anotações sobre a disposição do texto antes de passarmos para os exercícios práticos. As regras para a colocação do texto, conforme formuladas no Século XVI por Vicentino e Zarlino, e observadas pelos compositores dos dias de Palestrina, podem ser sumarizadas assim:
- Qualquer nota de valor maior do que uma semínima pode portar uma sílaba.
- Uma semínima pode portar uma sílaba somente se ela seguir uma mínima pontuada e for seguida por uma mínima ou nota de valor maior. Por exemplo:
Neste caso é preferível cada uma das três notas carregue uma sílaba.
- Uma nota com valor menor do que uma semínima não pode conduzir uma sílaba.
- Diversas semínimas que estejam juntas podem portar uma única sílaba do texto. Por exemplo:
- Até onde for viável, a expressão natural do texto deve ser respeitada de modo que silabas acentuadas caiam sobre notas acentuadas, e vice-versa.
- Não é bom mudar as sílabas do texto após notas de valor menor do que uma mínima, já que isso torna a execução mais difícil. A seguinte disposição do texto:
é aceitável, entretanto, somente quando for alterada de modo que a sílaba si caia sobre a última mínima do segundo compasso. Preferivelmente não se deve mudar as sílabas após mínimas pontuadas (exceto nos cassos que caem na regra 2). O seguinte:
fica inteiramente satisfatório somente se a sílaba um for colocada sobre a última nota.
- É natural que a sílaba final deva coincidir com a nota final da frase musical. Á despeito disso, pode-se geralmente tolerar formas tais como:
ou
embora isso vá contra a regra colocada no número 6. É, entretanto, especialmente nas cadências que se pode encontrar estas e outras licenças similares nos compositores do Século XVI.
- Na imitação, a disposição do texto na primeira aparição de tema deve ser mantida em todas as entradas subseqüentes.
- A repetição de notas requer novas sílabas de texto, com exceção de notas de entrada que têm caráter ornamental (como na antecipação).
Segue abaixo um exercício para colocar o texto: Kyrie eleison
Confira aqui com a disposição sugerida pelo autor. Confira!