Extraído de: Jeppesen, Knud. Counterpoint: The poliphonic Vocal Style of the Seexteenth Century. Glen Haydon, trad. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, 1939. [orig. 1931.]

[Note que o autor usa valores de notas referentes à indicação de compasso alla breve, portanto, as proporções para outras configurações de compassos devem ser mantidas]

Da disposição do texto

Neste livro, quando trabalharmos sem um cantus firmus, usaremos palavras. Sem palavras a polifonia vocal na realidade perde seu alicerce. Por estas razões, eu gostaria de dedicar algumas anotações sobre a disposição do texto antes de passarmos para os exercícios práticos. As regras para a colocação do texto, conforme formuladas no Século XVI por Vicentino e Zarlino, e observadas pelos compositores dos dias de Palestrina, podem ser sumarizadas assim:

  1. Qualquer nota de valor maior do que uma semínima pode portar uma sílaba.
  2. Uma semínima pode portar uma sílaba somente se ela seguir uma mínima pontuada e for seguida por uma mínima ou nota de valor maior. Por exemplo:

    Neste caso é preferível cada uma das três notas carregue uma sílaba.
  3. Uma nota com valor menor do que uma semínima não pode conduzir uma sílaba.
  4. Diversas semínimas que estejam juntas podem portar uma única sílaba do texto. Por exemplo:
  5. Até onde for viável, a expressão natural do texto deve ser respeitada de modo que silabas acentuadas caiam sobre notas acentuadas, e vice-versa.
  6. Não é bom mudar as sílabas do texto após notas de valor menor do que uma mínima, já que isso torna a execução mais difícil. A seguinte disposição do texto:

    é aceitável, entretanto, somente quando for alterada de modo que a sílaba si caia sobre a última mínima do segundo compasso. Preferivelmente não se deve mudar as sílabas após mínimas pontuadas (exceto nos cassos que caem na regra 2). O seguinte:

    fica inteiramente satisfatório somente se a sílaba um for colocada sobre a última nota.
  7. É natural que a sílaba final deva coincidir com a nota final da frase musical. Á despeito disso, pode-se geralmente tolerar formas tais como:
         ou     
    embora isso vá contra a regra colocada no número 6. É, entretanto, especialmente nas cadências que se pode encontrar estas e outras licenças similares nos compositores do Século XVI.
  8. Na imitação, a disposição do texto na primeira aparição de tema deve ser mantida em todas as entradas subseqüentes.
  9. A repetição de notas requer novas sílabas de texto, com exceção de notas de entrada que têm caráter ornamental (como na antecipação).

Segue abaixo um exercício para colocar o texto: Kyrie eleison

Confira aqui com a disposição sugerida pelo autor. Confira!