Relatório da Turma de Composição VII de 2004.

Introdução

A turma de Composição VII de 2004 pretende continuar o trabalho iniciado em Composição VI em 2003. O tópico escolhido foi: Princípios da Teoria da Gestalt Aplicados à Composição Musical.
Uma pesquisa preliminar serviu de base para direcionar os trabalhos de composição.
Algum material foi previamente traduzido para dar início às atividades. Este material pode ser consultado aqui.
Alguns vínculos (links) referentes ao tópico que foram usados pelos alunos podem ser vistos aqui.
Alguns comentários e ilustraçaões referentes à Percepção Visual da Forma foram extraídos do livro de João Gomes Filho: Gestalt do Objeto, Sistema de Leitura Visual da Forma, 5a. ed, São Paulo: Escrituras, 2003.

O procedimento para cada tarefa será:

Os alunos participantes estão nomeados abaixo e seus exercícios comentados poderão ser visitados seguindo os vínculos.

  1. Fredson da Rocha Caitano
  2. Gilberto Monte Lima
  3. Hermilo Pinheiro Santana
  4. Ivã Luis Souza Silva
  5. Luciano Lemos Pimentel
  6. Rodrigo Garcia
  7. Sebastião Nicolau dos Santos
  8. Ulisses José Castro Oliveira

Princípios da Gestalt

Primeira Tarefa:

Segregação (desigualdade de estimulação) / Unificação (igualdade de estimulação): para haver formação de unidades é necessário que haja descontinuidade de estimulação (contraste); se a estimulação é homogênea (sem contraste) nenhuma forma será percebida.
(Considere o exemplo visual abaixo.)

         
   máximo contraste   médio contraste   mínimo contraste

Discussão: Como podemos implementar estes conceitos musicalmente?

Segunda Tarefa:

Fechamento: tendência para organizar a unidade em todos fechados segregando a superfície do resto do campo. Unir intervalos e etabelecer ligações.
(Considere o exemplo visual abaixo.)

         
   círculo   quadrado   cruz (vazada)

Discussão: Como podemos implementar estes conceitos musicalmente?