Exercícios de Composição VI (Orquestra de Cordas)
Prof. Ricardo Mazzini Bordini

Afinação das cordas soltas: todos por 5as. exceto o contrabaixo que é por 4as.
[em conjunto, as cordas soltas do grupo formam: ac. 5as. (ou 4as.), ou coleção pentatônica

vln.: G D A E
vla.: C G D A
vcl.: C G D A (8a. abaixo das vlas.)
cb.: (C) E A D G (contrário dos vlns.)

Veja essaas e outras relações aqui

Fazer os exercícios abaixo variando com pizz., diversos tipos de arcadas, sul ponticello, etc, sempre que possível.

Þ Grupo 1 (Cordas soltas e Registros comuns)

  1. Exercício usando só cordas soltas:
    1. usando só as cordas soltas;
    2. usando cordas soltas ou oitavas das cordas soltas (clases de notas: dó, ré, mi, sol, lá; coleção pentatônica);
    3. intercalando outras notas entre as cordas soltas.
  2. Uníssono Real de violinos I e II, Violas e Violoncelos:
    1. melodia livre utilizando o registro comum;
    2. melodia alternada com cordas soltas comuns (violinos e violas: sol, ré e lá);
    3. melodia alternando cordas soltas com cordas presas em uníssono real;
    4. melodia estereofônica (passando de um instrumento para outro: a última nota de um grupo em um instrumento deve estar em uníssono com a primeira nota do próximo grupo no outro instrumento; da direita para a esquerda e vice-versa).
  3. Uníssono Orquestral (com todas as cordas):
    1. melodia livre;
    2. melodia alternando cordas soltas com cordas presas;
    3. melodia estereofônica (como acima em 2d).

Þ Grupo 2 (Cordas adjacentes)

  1. Exercício usando um só instrumento:
    1. simulando duas vozes;
    2. simulando três vozes;
    3. simulando quatro vozes.

  2. Usando dois instrumentos cada qual com duas vozes:
    1. a primeira voz do segundo instrumento reforçando a segunda voz do primeiro instrumento;
    2. a segunda voz do primeiro instrumento reforçando a segunda voz do segundo instrumento;
    3. intercalando o reforço entre as vozes.
  3. Usando todos os instrumentos cada qual com duas vozes:
    1. uns reforçando as vozes dos outros;
    2. alternando as vozes;
    3. criando uma melodia resultante que nenhum está tocando.

Þ Grupo 3 (Cordas duplas, triplas e quádruplas)

  1. Exercício com cordas duplas:
    1. notas superpostas;
    2. notas intercaladas;
  2. Exercício com cordas triplas:
  3. Exercício com cordas quádruplas: